ENEM 2020: Passo a passo para consultar cartão de confirmação no Exame

Atenção, estudantes! Cartão de confirmação do Exame Nacional do Ensino Médio 2020 ficará disponível em breve. Na última semana, o ministério da educação liberou a data para que os alunos confiram os detalhes de suas provas. Informações como horário e local da aplicação, documentação, entre outras, serão disponibilizadas.

ENEM 2020: Passo a passo para consultar cartão de confirmação no Exame (Imagem: Google)
ENEM 2020: Passo a passo para consultar cartão de confirmação no Exame (Imagem: Google)

O enem 2020 está cada vez mais próximo e com isso aumenta a ansiedade dos alunos. Neste ano, o exame contará com uma série de alterações, devido a realidade do novo coronavírus.

Para acalmar os participantes, o MEC antecipou a liberação do cartão de confirmação de inscrição, disponível a partir de 5 de janeiro.

O documento serve como um guia para que os participantes saibam os locais onde realizarão as provas, número da inscrição, datas e demais registros.

Para poder acessar, basta se conectar na Página do Participante no site do Enem, utilizando a senha e email de individual do aluno.

Atendimento especializado no ENEM 2020

Para quem contará com o tratamento especial, no caso de pessoas com deficiência, entre outras, o cartão ainda informará os detalhes. É importante lembrar que as solicitações devem ser feitas e aprovadas.

Recomendações

Há ainda recomendações, feitas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), solicitando que os alunos levem documentos com foto oficial para a identificação pessoal. Os exames contarão com a participação 5.783.357 alunos inscritos.

Devido ao covid-19, é preciso ainda comparecer de máscara que cubra todo o nariz e bochechas. Os estudantes que não estiverem devidamente equipados não poderão participar das provas.

Outra observação importante é que os bebedouros das instituições estarão suspensos. Desse modo, cada participante deve levar sua água e demais lanches. Por fim, não se pode esquecer da caneta preta em material transparente.

Calendário do ENEM 2020

  • Provas impressas: 17 e 24 de janeiro, para 5,7 milhões inscritos
  • Prova digital: 31 de janeiro e 7 de fevereiro, para 96 mil inscritos
  • Reaplicação da prova: 24 e 25 de fevereiro (para pessoas afetadas por eventuais problemas de estrutura)
  • Resultados: a partir de 29 de março

Para mais informações sobre o Enem e outros vestibulares fique de olho em nosso portal.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.