Urgente! Nota do ENEM 2020 vai poder ser usada no PROUNI e FIES 2021; entenda

Pontos-chave
  • No primeiro semestre de 2021 serão dois processos seletivos para o PROUNI e FIES;
  • O resultado do Enem 2020 deve sair apenas em março;
  • As inscrições do Prouni 2021 estarão abertas entre 12 e 15 de janeiro;
  • O Período de inscrição do Fies 2021 será de 26 a 29 de janeiro.

Depois de muitos questionamentos sobre o uso do Enem 2020 no Prouni e Fies 2021, o Inep veio a público com uma novidade. No primeiro semestre de 2021 serão dois processos seletivos para esses programas, com intuito de fazer uso da edição mais recente do Enem.

Urgente! Nota do ENEM 2020 vai poder ser usada no PROUNI e FIES 2021; entenda
Urgente! Nota do ENEM 2020 vai poder ser usada no PROUNI e FIES 2021; entenda (Imagem/Reprodução: Google)

No primeiro momento, as notícias divulgadas pelo Inep, juntamente com os calendários dos programas, davam conta de que a nota do Enem 2020 não poderia ser usada no Prouni e Fies 2021.

Fato que gerou muita movimentação por parte dos estudantes que se sentiram prejudicados com a decisão.

Acontece que os dois processos seletivos terão inscrições em janeiro de 2021. Mas o resultado do Enem 2020 deve sair apenas em março.

Pensando em oferecer mais oportunidades de ingresso ao ensino superior, Alexandre Lopes, presidente do Inep, afirmou que em abril, mesmo mês em que as inscrições do SiSU devem ser abertas, novas seleções dos outros programas também vão acontecer.

“Mas como nem todas as instituições privadas começarão as aulas em fevereiro, teremos outra edição em abril do ProUni e Fies para os alunos que farão o Enem 2020. Normalmente isso aconteceria apenas no segundo semestre, mas ano que vem teremos três edições destes programas”, disse Alexandre Lopes.

Além dessa nova oportunidade no Prouni e Fies 2021, é possível que haja uma 3ª seleção no SiSU também, caso o instituto perceba essa necessidade, é o que afirma o presidente.

Calendário Prouni 2021

O Programa Universidade para Todos oferta bolsas de estudos em instituições da rede privada de ensino.

As bolsas vão de 50% a 100%, a depender do grupo que o estudante se enquadra. Para participar é necessário ter feito o Enem, não ter zerado a redação e atingido, pelo menos, 450 pontos de média geral.

Além disso, o candidato precisa ter estudado o ensino médio na rede pública de ensino ou como bolsista integral na rede particular.

As inscrições para ingresso no primeiro semestre de 2021 estarão abertas entre 12 e 15 de janeiro. Já o resultado deve ser divulgado em 19 de janeiro.

Nessa primeira seleção, os estudantes farão uso da nota do Exame Nacional do Ensino Médio de 2019. Para a seleção que será aberta em abril ainda não foi divulgado o cronograma.

Urgente! Nota do ENEM 2020 vai poder ser usada no PROUNI e FIES 2021; entenda
Urgente! Nota do ENEM 2020 vai poder ser usada no PROUNI e FIES 2021; entenda (Imagem: Guia do Estudante)

Cronograma Fies 2021

O Fundo de Financiamento Estudantil concede o financiamento de cursos de graduação em instituições particulares. No programa é possível conseguir até mesmo juros zero.

Os candidatos que desejam participar devem ter feito o Enem a partir de 2010, ter alcançado média geral a partir de 450 pontos e não ter zerado a redação.

O Período de inscrição será de 26 a 29 de janeiro de 2021, e o resultado divulgado em 2 de fevereiro.

Quem não for selecionado nessa primeira lista, estará automaticamente participando da lista de espera.

Que deve ter o resultado divulgado entre 3 de fevereiro até o dia 18 de março de 2021.

A segunda seleção do primeiro semestre do Fies 2021, prevista para abril e com uso da nota do Enem 2020 não teve seu calendário definido ainda.

Calendário do Enem 2020

Devido a pandemia, a aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio foi adiada para janeiro de 2021.

Confira o calendário completo do exame abaixo.

  • 17 de janeiro: Primeiro dia de aplicação do Enem impresso
  • 24 de janeiro: Segundo dia de provas do Enem impresso
  • 31 de janeiro: Primeiro dia de aplicação do Enem Digital
  • 7 de fevereiro: Segundo dia de provas do Enem Digital
  • Gabaritos das provas: Previsto para ser divulgado em até três dias úteis depois da realização das últimas provas de cada modalidade, tanto na versão impressa, quanto na digital.
  • Data para o candidato acessar sua prova de redação: ainda não definida
  • 23 e 24 de fevereiro: Aplicação do Enem PPL, voltado aos cidadãos privados da liberdade.
  • 24 e 25 de fevereiro: Reaplicação do Enem 2020
  • Divulgação dos resultados do Enem PPL: 29 de março

Caso o estudante não possa comparecer por conta do Covid-19. Ou necessite de atendimento especial por se do grupo de risco, ele deve entrar em contato com o Inep pelo número 0800 616161.

Acompanhe a editoria de Carreiras do FDR.

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Jamille Novaes
Jamille Pereira Novaes é graduada em Letras Vernáculas pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), pós-graduada em Gestão da Educação pelo Centro Universitário Maurício de Nassau (UNINASSAU). Como professora de Língua Portuguesa, já atuou no ensino fundamental I e II. Atualmente, trabalha como professora de Língua Portuguesa no ensino técnico e redatora da editoria de carreiras do portal FDR. Jamille utiliza sua experiência na área da educação para cobrir notícias sobre cursos, vestibulares, empregos e concursos.