INSS estabelece novo prazo para agendar perícia médica na solicitação do auxílio doença

Segurados do INSS são convocados para a realização das perícias médicas. Nessa semana, o Instituto Nacional do Seguro Social informou que está aberto o prazo para marcar as avaliações de saúde com seus peritos. A população terá até 30 dias para poder conseguir agendar o procedimento, sendo este disponível para dois grupos específicos.

INSS estabelece novo prazo para agendar perícia médica na solicitação do auxílio doença (Imagem: Reprodução/Google)
INSS estabelece novo prazo para agendar perícia médica na solicitação do auxílio doença (Imagem: Reprodução/Google)

Se você está com as perícias médicas em atraso, fique atento, pois o INSS acaba de fazer uma nova convocação. De acordo com o documento publicado pelo órgão, terá o direito de fazer o agendamento, até janeiro de 2021, apenas aqueles que a partir de 1 de fevereiro, fizeram o pedido de auxílio-doença, sem ter acesso ao exame.

Além disso, o segurado com o benefício adiantado mas indeferido, também está incluso.

Extensão de prazo

De acordo com o edital de número 5, disponibilizado no último dia 16, os segurados terão 30 dias para fazer o agendamento. O que significa que a marcação deverá ocorrer até 16 de janeiro.

Aqueles que conseguirem fazer o procedimento e se enquadrarem nas normas beneficiárias terão ainda o direito de receber os valores de forma retroativa contabilizada desde a data inicial do pedido.

Agendamento digital da perícia médica do INSS

O INSS reforçou ainda que a marcação permanece sendo feita de forma remota, pelo telefone 135, ou pela internet, no aplicativo ou no site Meu INSS.

Para quem se conectar nas plataformas, basta informar o número do CPF, escolher a unidade disponível mais próxima da sua residência e informar o dia e horário desejado. É preciso ainda observar as datas disponíveis, ficando sujeito a lotação nas unidades.

Orientações para marcação

A advogada, Priscila Arraes Reino, do escritório Arraes & Centeno Advogados, explica que no dia agendado para a perícia médica, “as pessoas devem levar documentos contemporâneos ao início da incapacidade”.

Aqueles que comparecerem sem os dados exigidos pelo órgão perdem a vez no atendimento, sendo necessário realizar uma nova marcação.

Ela reforça ainda que não basta apenas levar os documentos atuais, mas sim aqueles que comprovam a incapacidade, ou seja, o laudo médico inicial. “Como é que você prova que estava incapacitado para o perito depois de tantos meses?”, questionou.

Informes do INSS

Ainda no edital o INSS esclarece que estará enviando “avisos para os requerentes que tenham fornecido estes tipos de dados para contato”. Solicitando que todos mantenham informes como e-mail e número do celular atualizados.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.