Detran-AL volta a cobrar renovação da CNH, taxas de veículos e infrações

Motoristas de Alagoas devem ficar atentos aos novos prazos para a renovação de seus documentos. Na última sexta-feira (18), o Departamento Estadual de Trânsito de Alagoas (Detran-AL) informou que está retomando as fiscalizações quanto aos atrasos nas validações da CNH. Inicialmente o serviço tinha sido suspendido mediante o Covid-19, mas agora conta com novas datas.

Detran-AL volta a cobrar renovação da CNH, taxas de veículos e infrações (Imagem: Google)
Detran-AL volta a cobrar renovação da CNH, taxas de veículos e infrações (Imagem: Google)

Para quem está circulando com a CNH atrasada, chegou a hora de agendar para regularizar o documento. De acordo com o Detran-AL os serviços das unidades foram retomados para que os condutores possam corrigir questões referentes ao licenciamento e apropriação dos automóveis.

Há diferentes datas determinadas para cada um dos serviços, visando não gerar uma aglomeração nas unidades. Dessa forma, os motoristas tiveram os atendimentos divididos nas seguintes categorias:

  • Renovação de CNH – até fevereiro de 2021
  • Veículos novos e que não estão emplacados – até 31 de janeiro de 2021
  • Veículos usados – até 30 de junho de 2021

Segundo o analista de trânsito do Detran, Léo Moisés, os prazos estão sendo contabilizados a partir de dezembro.

“Estamos retomando aos poucos o serviço de habilitação, transferência veicular e também as questões das infrações. Com relação às CNHs, a nova resolução deu um prazo de um ano do vencimento da CNH. Por exemplo, a CNH que venceu em fevereiro de 2020, o usuário dessa carteira tem até fevereiro de 2021 para renovar”, disse Moisés.

Como agendar no Detran-AL

O gestor afirmou ainda que para poder atualizar os documentos é preciso primeiro acessar o site do Detran e agendar o serviço. Para isso, basta abrir a página e no menu principal selecionar o serviço que deseja realizar.

Na sequência, informe os números de registro do automóvel e sua documentação. Depois basta escolher a unidade mais próxima e confirmar o serviço.

A gente recomenda que não deixe para última hora para não sobrecarregar e não dar tempo. O serviço está sendo feito e vocês têm esses prazos para resolver a situação”, alertou o analista.

Na hora do atendimento, recomenda-se ainda a apresentação do comprovante do agendamento, para evitar possíveis erros. Basta imprimir a guia quando a marcação for confirmada.

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Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.