Detran-AL volta a cobrar renovação da CNH, taxas de veículos e infrações

Motoristas de Alagoas devem ficar atentos aos novos prazos para a renovação de seus documentos. Na última sexta-feira (18), o Departamento Estadual de Trânsito de Alagoas (Detran-AL) informou que está retomando as fiscalizações quanto aos atrasos nas validações da CNH. Inicialmente o serviço tinha sido suspendido mediante o Covid-19, mas agora conta com novas datas.

Detran-AL volta a cobrar renovação da CNH, taxas de veículos e infrações (Imagem: Google)
Detran-AL volta a cobrar renovação da CNH, taxas de veículos e infrações (Imagem: Google)

Para quem está circulando com a CNH atrasada, chegou a hora de agendar para regularizar o documento. De acordo com o Detran-AL os serviços das unidades foram retomados para que os condutores possam corrigir questões referentes ao licenciamento e apropriação dos automóveis.

Há diferentes datas determinadas para cada um dos serviços, visando não gerar uma aglomeração nas unidades. Dessa forma, os motoristas tiveram os atendimentos divididos nas seguintes categorias:

  • Renovação de CNH – até fevereiro de 2021
  • Veículos novos e que não estão emplacados – até 31 de janeiro de 2021
  • Veículos usados – até 30 de junho de 2021

Segundo o analista de trânsito do Detran, Léo Moisés, os prazos estão sendo contabilizados a partir de dezembro.

“Estamos retomando aos poucos o serviço de habilitação, transferência veicular e também as questões das infrações. Com relação às CNHs, a nova resolução deu um prazo de um ano do vencimento da CNH. Por exemplo, a CNH que venceu em fevereiro de 2020, o usuário dessa carteira tem até fevereiro de 2021 para renovar”, disse Moisés.

Como agendar no Detran-AL

O gestor afirmou ainda que para poder atualizar os documentos é preciso primeiro acessar o site do Detran e agendar o serviço. Para isso, basta abrir a página e no menu principal selecionar o serviço que deseja realizar.

Na sequência, informe os números de registro do automóvel e sua documentação. Depois basta escolher a unidade mais próxima e confirmar o serviço.

A gente recomenda que não deixe para última hora para não sobrecarregar e não dar tempo. O serviço está sendo feito e vocês têm esses prazos para resolver a situação”, alertou o analista.

Na hora do atendimento, recomenda-se ainda a apresentação do comprovante do agendamento, para evitar possíveis erros. Basta imprimir a guia quando a marcação for confirmada.

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Eduarda Andrade
Maria Eduarda Andrade é mestra em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Enquanto pesquisadora, atua na área de políticas públicas, economia criativa e linguística, com foco na Análise Crítica do Discurso. No mercado de trabalho, passou por veículo impresso, sendo repórter do Diario de Pernambuco, além de assessorar marcas nacionais como Devassa, Heineken, Algar Telecom e o Grupo Pão de Açúcar. Atualmente, dedica-se à redação do portal FDR, onde já acumula anos de experiência e pesquisas sobre economia popular e direitos sociais.