Uma novidade trazida pelo Banco Central e pelo SindiTeleBrasil (Sindicato Nacional das Empresas de Telefonia e de Serviço Móvel Celular e Pessoal), vai facilitar a vida de quem usa celular pós pago. Agora sua conta pode ser quitada através do PIX, a nova solução do BC.
Segundo o BC e o SindiTeleBrasil, através do PIX, será possível pagar as faturas do seu plano de celular e também efetuar recargas de serviços pré-pago e fixos.
O comunicado do BC diz que “a parceria tem o objetivo de proporcionar o Pix como alternativa, melhorando a experiência de pagamento dos usuários e a gestão financeira dos recebimentos das empresas de telefonia móvel”.
As outras formas de pagamento permanecem válidas e não serão feitas restrições a elas.
“A utilização do Pix para pagamento do celular será feita gradualmente, de forma autônoma, voluntária e independente pelas empresas”, disse o banco.
PIX
O PIX é a nova solução do Banco Central para que os usuários possam realizar transferências instantâneas sendo uma alternativa ao TED e ao DOC. Ele também pode ser usado para pagamento de contas, como uma opção ao cartão de crédito e débito e também ao boleto.
Ele foi desenvolvido pelo Banco Central, porém o acesso para as pessoas é através das instituições financeiras como: bancos, meios de pagamento e fintechs. Agora, os usuários ao fazer um pagamento ou uma transferência de dinheiro, além de TED e DOC, podem optar por fazer um Pix.
As vantagens mais importantes são: o serviço com disponibilidade 24 horas por dia, todos os dias, inclusive finais de semana; as transações são efetuadas em menos de 10 segundos e é gratuito para pessoas físicas, e para os MEIs (microempreendedores individuais) inclusive.
Chaves PIX
- Como crio minha chave?
O registro no PIX é feito nos canais de acesso da instituição financeira em que você possui conta aberta. Este contato pode ser realizado pela internet através dos aplicativos, sites ou diretamente nas agências. Cada banco pode ter um procedimento específico.
Ao finalizar o cadastro, você receberá um código via SMS para o número de celular que você indicou ou no endereço de e-mail.
Ao receber o código será necessário inseri-lo no canal de acesso que o banco ou instituição financeira indicou para autenticar seu cadastro.
- Posso ter quantas chaves?
Os usuários pessoa física podem possuir até 5 chaves para cada conta que tiver. Já os clientes PJ podem ter até 20 chaves para cada conta.