Economize na compra da ceia de Natal seguindo ESTAS dicas

Com a chegada do Natal, muitas famílias já estão se preparando para a data. No entanto, por conta da pandemia de covid-19, o evento será celebrado de forma diferente por muitos. Para que os gastos não prejudiquem as finanças pessoais, alguns passos podem ser tomados. Confira algumas dicas para economizar na ceia de Natal.

Economize na compra da ceia de Natal seguindo estas dicas
Economize na compra da ceia de Natal seguindo estas dicas (Imagem: Ben White/Unsplash)

Durante este ano, a crise financeira tem afetado muitas pessoas. Para que o Natal desse ano seja comemorado sem prejudicar no bolso. As famílias devem estar atentas a alguns possíveis gastos. Veja algumas dicas:

Estabeleça um limite de compra

Antes de ir às compras, verifique o quanto poderá ser gasto para o Natal. Faça uma anotação das finanças e do valor disponível para a data, de forma a não prejudicar as finanças.

Com o limite estabelecido, ficará mais fácil de adquirir os itens que cabem no orçamento. Como resultado, as chances de comprar por impulso diminuem.

Faça pesquisas

Uma forma de amenizar os gastos na data é por meio de uma pesquisa dos itens desejados. Alguns centros comerciais tendem a cobrar a mais pelo mesmo produto.

Além disso, pode ser que determinados estabelecimentos aumentem o preço, conforme a proximidade do Natal. Para não sair no prejuízo, realize a pesquisa o quanto antes.

Varie nos alimentos da ceia de Natal

Ao preparar a ceia de Natal, alguns itens costumam estar sempre na mesa do brasileiro. No entanto, caso queira diminuir os gastos, substitua alguns alimentos por opções mais baratas para o cardápio.

Alguns alimentos importados podem apresentar valores mais altos por conta da alta do dólar. Sendo assim, opte elo consumo de alimentos nacionais.

Negocie

Se você perceber que algum item está mais caro, mas ainda gostaria de adquirir, tente negociar. Como essa prática é bastante comum em datas comemorativas, alguns representantes de estabelecimentos podem conceder o benefício.

Cuidado com o cartão de crédito

Ao realizar uma compra com o cartão de crédito, pode facilitar para diluir os gastos com o tempo. No entanto, realize somente as compras que terá condição de pagar nas próximas faturas.

Silvio Suehiro
Silvio Suehiro possui formação em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC). Atualmente, dedica-se à produção de textos para as áreas de economia, finanças e investimentos.