PROUNI 2021: Universidades particulares NÃO querem uso do ENEM 2019; e agora?

O Calendário do Prouni 2021 e seu edital trouxeram a confirmação do que vinha sendo anunciado há alguns meses. A impossibilidade do uso da nota do Enem 2020, acontece que essa decisão tem gerado bastante debates.

PROUNI 2021: Universidades particulares NÃO querem uso do ENEM 2019; e agora?
PROUNI 2021: Universidades particulares NÃO querem uso do ENEM 2019; e agora? (Imagem/Reprodução: Google)

As inscrições para o Prouni 2021 devem acontecer de 12 a 15 de janeiro de 2021. Ou seja, antes da divulgação da nota do Enem 2020.

Universidades particulares e Prouni 2021

O Sindicato das Mantenedoras de Ensino Superior de São Paulo (Semesp) é o representante de todas as instituições de ensino privadas do Brasil.

E tem demonstrado o descontentamento de todos com as recentes decisões do MEC.

Tanto que decidiu entrar em negociação com o Ministério da Educação para que a nota do Enem não seja utilizada no Prouni 2021.

Rodrigo Capelato é diretor executivo do Semesp, e explicou a proposta:

“A proposta é que, como política pública em tempos de pandemia, as instituições de ensino superior tenham a possibilidade de avaliar os alunos por meio de seus processos seletivos, para a partir daí chegar-se a uma fórmula de acesso extraordinário ao Prouni dos alunos aprovados nesse processo seletivo de 2021”.

Essa proposta foi baseada no estudo feito a pedido do secretário de Educação Superior do MEC, Wagner Vilas Boas de Sousa.

No estudo ficou comprovado que, caso seja usada a nota do Enem 2019, apenas metade das vagas serão preenchidas. Até porque muitos candidatos estarão participando do exame pela primeira vez.

Com um pensamento semelhante, a vice-presidente da Associação Nacional das Universidades Particulares (Anup), Elizabeth Guedes, afirmou que se os estudantes não preencheram todas as vagas do Prouni de 2020 (até porque tivemos vagas remanescentes) eles dificilmente preencherão as do Prouni 2021.

Para Elizabeth, o que poderia ser feito é a liberação do uso da nota de edições anteriores a 2019.

O que, ainda assim, poderia deixar uma boa parcela excluída, mas aumentaria o preenchimento das vagas.

MEC e Prouni 2021

Já era de se imaginar que a decisão do Ministério da Educação iria repercutir tanto.

Tanto é que o MEC já sinalizou que, após a conclusão do processo seletivo do Fies e Prouni 2021, outros processos devem ser abertos. Para essas novas seleções, a nota do Enem 2020 devem ser utilizadas.

Mantenha-se informado sobre o Prouni 2021, siga acompanhando a editoria de Carreiras do FDR .

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Jamille Novaes
Baiana, formada em Letras Vernáculas pela UESB, pós-graduada em Gestão da Educação pela Uninassau. Apaixonada por produção textual, já trabalhou como corretora de redação, professora de língua portuguesa e literatura. Atualmente se dedica ao FDR e a sua segunda graduação.