PROUNI 2021: Universidades particulares NÃO querem uso do ENEM 2019; e agora?

O Calendário do Prouni 2021 e seu edital trouxeram a confirmação do que vinha sendo anunciado há alguns meses. A impossibilidade do uso da nota do Enem 2020, acontece que essa decisão tem gerado bastante debates.

PROUNI 2021: Universidades particulares NÃO querem uso do ENEM 2019; e agora?
PROUNI 2021: Universidades particulares NÃO querem uso do ENEM 2019; e agora? (Imagem/Reprodução: Google)

As inscrições para o Prouni 2021 devem acontecer de 12 a 15 de janeiro de 2021. Ou seja, antes da divulgação da nota do Enem 2020.

Universidades particulares e Prouni 2021

O Sindicato das Mantenedoras de Ensino Superior de São Paulo (Semesp) é o representante de todas as instituições de ensino privadas do Brasil.

E tem demonstrado o descontentamento de todos com as recentes decisões do MEC.

Tanto que decidiu entrar em negociação com o Ministério da Educação para que a nota do Enem não seja utilizada no Prouni 2021.

Rodrigo Capelato é diretor executivo do Semesp, e explicou a proposta:

“A proposta é que, como política pública em tempos de pandemia, as instituições de ensino superior tenham a possibilidade de avaliar os alunos por meio de seus processos seletivos, para a partir daí chegar-se a uma fórmula de acesso extraordinário ao Prouni dos alunos aprovados nesse processo seletivo de 2021”.

Essa proposta foi baseada no estudo feito a pedido do secretário de Educação Superior do MEC, Wagner Vilas Boas de Sousa.

No estudo ficou comprovado que, caso seja usada a nota do Enem 2019, apenas metade das vagas serão preenchidas. Até porque muitos candidatos estarão participando do exame pela primeira vez.

Com um pensamento semelhante, a vice-presidente da Associação Nacional das Universidades Particulares (Anup), Elizabeth Guedes, afirmou que se os estudantes não preencheram todas as vagas do Prouni de 2020 (até porque tivemos vagas remanescentes) eles dificilmente preencherão as do Prouni 2021.

Para Elizabeth, o que poderia ser feito é a liberação do uso da nota de edições anteriores a 2019.

O que, ainda assim, poderia deixar uma boa parcela excluída, mas aumentaria o preenchimento das vagas.

MEC e Prouni 2021

Já era de se imaginar que a decisão do Ministério da Educação iria repercutir tanto.

Tanto é que o MEC já sinalizou que, após a conclusão do processo seletivo do Fies e Prouni 2021, outros processos devem ser abertos. Para essas novas seleções, a nota do Enem 2020 devem ser utilizadas.

Mantenha-se informado sobre o Prouni 2021, siga acompanhando a editoria de Carreiras do FDR .

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Jamille Novaes
Jamille Pereira Novaes é graduada em Letras Vernáculas pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), pós-graduada em Gestão da Educação pelo Centro Universitário Maurício de Nassau (UNINASSAU). Como professora de Língua Portuguesa, já atuou no ensino fundamental I e II. Atualmente, trabalha como professora de Língua Portuguesa no ensino técnico e redatora da editoria de carreiras do portal FDR. Jamille utiliza sua experiência na área da educação para cobrir notícias sobre cursos, vestibulares, empregos e concursos.