Como vai funcionar o Casa Verde e Amarela financiado pelo Caixa TEM?

Caixa Econômica Federal anuncia funcionamento do Casa Verde e Amarela pelo Caixa Tem. Nessa semana, o presidente da instituição financeira, Pedro Guimarães, informou que já está elaborando as estratégias de utilização da plataforma. De acordo com ele, os usuários poderão fazer as operações em microcrédito de forma segura e mais rápida.

Como vai funcionar o Casa Verde e Amarela financiado pelo Caixa TEM? (Imagem: Divulgação/Caixa)
Como vai funcionar o Casa Verde e Amarela financiado pelo Caixa TEM? (Imagem: Divulgação/Caixa)

Ao anunciar que estará ligando o Caixa Tem ao Casa Verde e Amarela, a Caixa Econômica passou a explicar como será o funcionamento do serviço. A ideia é que os usuários façam o pagamento de seus financiamentos por meio da poupança digital, que agora conta com uma linha de microcrédito especial.

De acordo com Guimarães, cerca de 10 milhões de pessoas que até então não estavam inclusas nos serviços bancários, poderão participar do financiamento imobiliário pelo Caixa Tem.

A ideia é que as operações digitais passem a amplificar o número de participação da população nos serviços de crédito.

“85% do crédito imobiliário da Caixa tem origem em correspondentes do banco [como lotéricas e correspondentes bancários], que atuam em locais onde não há agências. Logo, esse aplicativo vai de encontro com nossos objetivos”, acrescentou o executivo.

Pix incluso na proposta

Para tornar o serviço ainda mais seguro, o gestor informou que o Pix será incluso nas operações. Por meio das chaves criadas no aplicativo, os usuários poderão realizar seus pagamentos com transferências automáticas. Até o momento, cerca de 18,5 milhões de pessoas estão cadastradas no PIX, sendo 47% cliente do Caixa Tem.

“A bancarização é um fato. Essas pessoas entraram via Caixa Tem, se bancarizaram e hoje já têm movimentação bancária, inclusive no PIX“, reforçou ele.

Retorno financeiro

De acordo com os números da instituição, no terceiro trimestre desse ano foram contratados R$ 33 milhões em serviços de crédito. O número é 21,5% maior que o apurado total no segundo semestre e 58% maior do que todo o acumulado de 2019.

‘Retomamos o nível operacional de antes do coronavírus e crescemos mais do que o ano passado. Aconteceu o mesmo em relação ao consignado”, disse Guimarães.

O banco informou ainda que a partir de janeiro as contratações do novo programa habitacional já ficarão disponíveis.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.