Foi autorizado pelo governador Mauro Mendes, a alteração no calendário de vencimentos do IPVA (Imposto Sobre Propriedade de Veículos Automotores) 2021. Com isso, os vencimentos que começariam em janeiro, ficaram pra março.
Calendário IPVA 2021 MT
Seguindo o novo calendário, o IPVA 2021 será pago da seguinte forma:
- Finais de placas 1, 2 e 3 vencem em março;
- Finais de placas 4, 5 e 6 vencem em abril;
- Finais de placas 7, 8 e 9 vencem em maio;
- Finais de placas 0 vencem em junho.
Os valores da alíquota do tributo variam entre 1% a 4% sob o valor venal do veículo, que é definido pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe).
Segundo Rogério Gallo, secretário da Fazenda, as datas de vencimento precisaram ser alteradas por conta do momento complicado que os cidadãos e empresas mato-grossenses estão passando. O estado ainda se recupera da crise causada pelo coronavírus.
“O Governo de Mato Grosso sempre se mostrou sensível a situação provocada pela Covid-19 e adotou medidas que ajudaram muita gente, inclusive em relação ao pagamento de tributos. Estamos estendendo essa prorrogação para o IPVA do próximo ano para manter esse alívio financeiro nas finanças dos cidadãos e caixas de empresas”, explicou Rogério, por meio da secretaria de Comunicação.
Outra questão que pesou no adiamento dos vencimentos foi o IPVA deste ano. Devido a pandemia os pagamentos ficaram para o segundo semestre, ou seja, muito perto do início dos pagamentos do tributo no ano que vem.
De acordo com a Sefaz (Secretaria da Fazenda), órgão responsável pelas cobranças do IPVA, os pagamentos à vista e opções de parcelamento ficam mantidos em 2021.
Desta forma, o tributo poderá ser pago com descontos de 5% ou 3% ou parcelado em até seis vezes. A única regra é que a data de vencimento da última parcela não ultrapasse o ano de referência.
Para emitir o boleto de pagamento e garantir os descontos, basta acessar o site da Sefaz MT e inserir o número do RENAVAM do seu veículo. Em seguida, escolher o boleto correspondente ao vencimento desejado.