Sem nota do ENEM 2020, como fazer inscrição no PROUNI e FIES 2021?

Recentemente, o MEC divulgou o calendário do PROUNI e FIES 2021, mesmo sem a divulgação ainda do edital. Confira agora o que muda no ingresso no próximo ano, como participar das seleções sem a nota do ENEM 2020.

Sem nota do ENEM 2020, como fazer inscrição no PROUNI e FIES 2021?
Sem nota do ENEM 2020, como fazer inscrição no PROUNI e FIES 2021? (Imagem: Google)

Com a divulgação do calendário dos dois processos seletivos de ingresso no ensino superior, ficou nítido que não será possível o uso da nota do Enem 2020 para quem deseja concorrer a uma vaga em universidades particulares pelo Prouni e Fies 2021.

Calendário Prouni e Fies 2021 X Calendário Enem

Por conta da pandemia, a aplicação do Enem 2020 sofreu mudanças, o que afetou todo o calendário do programa. Com isso, o resultado do exame está previsto para o dia 29 de março.

Por outro lado, as inscrições do Prouni e Fies devem começar no mês de janeiro, ou seja, os calendários não batem.

Mas como será feito o ingresso então por meio desses dois programas no próximo ano? Confira agora.

Ingresso no PROUNI e FIES 2021

O Fies, geralmente, aceita inscrições de pessoas que participaram do Enem das edições a partir de 2011.

Já para participar do Prouni, é necessário ter feito a edição mais recente do exame. Para o ano de 202, o MEC ainda não divulgou quais ou qual ano será aceito, é necessário aguardar a publicação do edital, em 15 de dezembro, para conferir.

Quem deseja participar do Fies poderá consultar as vagas disponíveis entre 22 a 25 de janeiro diretamente no portal http://sisfiesportal.mec.gov.br/ do programa.

O processo de inscrição do Fies é um pouco mais elaborado que de outros programas, pois depende da apresentação de documentação da unidade de ensino e bancária, da comprovação das informações pessoais do fiador e do participante.

Mas a parte inicial (consulta de vagas, inscrição, seleção, divulgação dos selecionados) é feita totalmente pelo portal.

Para quem deseja participar do Prouni a incisão começará em 12 de janeiro e os candidatos.

No programa, os candidatos são pré-selecionados e então precisam realizar a complementação das informações, o que é feito diretamente na instituição de ensino em que ele irá estudar. A inscrição para o programa serão feitas no Site http://prouniportal.mec.gov.br/.

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Lila Cunha
Lila Cunha é formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC). Atua como repórter especial para o portal FDR. É responsável por selecionar as informações abordadas e garantir o padrão de qualidade das notícias veiculadas. Além disso, trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional.