ENEM 2020: O que acontece com quem contrair Covid-19 na semana da prova?

O Enem 2020, que será aplicado em 17 e 24 de janeiro de 2021, terá algumas mudanças. Muitas delas causadas pela pandemia. Se você está preocupado com o risco de estar com Covid-19 na data da aplicação, precisa ficar atento às nossas informações da sessão de dicas para o Enem 2020.

ENEM 2020: O que acontece com quem contrair Covid-19 na semana da prova?
ENEM 2020: O que acontece com quem contrair Covid-19 na semana da prova? (Imagem/Reprodução: Google)

Falta pouco menos de dois meses para o Exame Nacional do Ensino Médio 2020 e a maratona de estudos já está a todo vapor. Mas imagine se você fica doente bem na data da aplicação?

Não precisa desespero, o Inep já prevê que haverá casos e criou uma estratégia para solucioná-los.

E se eu estiver com Covid-19 no dia da prova do Enem 2020?

De acordo com as últimas notícias divulgadas pelo Inep, quem se inscreveu para o Enem 2020, mas apresentar sintomas de Covid-19 não deverá se dirigir aos locais de prova. Para esses candidatos haverá a possibilidade de remarcar a aplicação do exame.

O Inep prevê duas situações, candidatos que estarão infectados dias antes do exame e deverão solicitar o adiamento, e candidatos que apresentem os sintomas a partir do dia da aplicação apenas. Assim, dois procedimentos estarão disponíveis:

  • Candidatos infectados previamente ao Enem 2020 – deverão acessar o portal do Exame Nacional do Ensino Médio e realizar o envio do laudo médio, para ser considerado válido o documento precisa ter: nome do participante completo; diagnostico e descrição da doença; o código da doença (CID10); assinatura e número de registro do médico responsável pelo exame.
  • Candidatos que apresentarem os sintomas apenas no dia da prova – nesse caso, eles terão disponível uma central telefônica onde deverão notificar a impossibilidade de participar do Enem 2020, nela eles receberão as instruções necessárias. O telefone da Central é: 0800-616161.

Reaplicação do Enem 2020

O edital do Exame Nacional do Ensino Médio já previa a possibilidade de reaplicação do Exame para quando houvessem situações que impossibilitassem a realização da prova.

Agora, quem estiver infectado com o Covid-19 também está incluído no grupo atendida na reaplicação. Ela será feita em 23 e 24 de fevereiro de 2021. Os conteúdos das provas são os mesmos.

Para mais informações sobre o Enem 2020, siga acompanhando a nossa editoria de Carreiras do FDR.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Jamille Novaes
Baiana, formada em Letras Vernáculas pela UESB, pós-graduada em Gestão da Educação pela Uninassau. Apaixonada por produção textual, já trabalhou como corretora de redação, professora de língua portuguesa e literatura. Atualmente se dedica ao FDR e a sua segunda graduação.