Auxílio doença INSS põe FIM ao pedido de antecipação; saiba COMO solicitar na pandemia

Durante a pandemia o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), permitiu a antecipação do auxílio doença sem a necessidade de realizar a perícia médica. Com isso, foi antecipado um salário mínimo (R$ 1.045) para os segurados que solicitaram o benefício e apresentaram atestado médico.

Auxílio doença INSS põe FIM ao pedido de antecipação; saiba COMO solicitar na pandemia
Auxílio doença INSS põe FIM ao pedido de antecipação; saiba COMO solicitar na pandemia (Imagem: Reprodução/Google)

A antecipação do auxílio doença foi autorizada a partir do mês de abril deste ano, devido à situação de calamidade pública gerada pela pandemia de Covid-19 e o fechamento das agências do INSS.

Com isso, o Instituto só estava realizando atendimentos online e, por consequência, não estava realizando as perícias médicas obrigatórias para o pagamento do auxílio doença e outros benefícios.

Com o grande número de segurados na fila de espera por uma perícia médica presencial o INSS teve que tomar algumas medidas. Com isso, permitiu a antecipação de uma parcela do auxílio doença, limitado a um salário mínimo. Os segurados puderam também solicitar a prorrogação.

“Durante o período que as agências estiveram fechadas em decorrência do coronavírus, o INSS foi autorizado a antecipar o valor de um salário mínimo aos segurados que dependiam da realização da perícia médica presencial para a concessão do auxílio-doença”, explica a coordenadora-geral de reconhecimento de direitos do INSS, Patrícia Coutinho.

Essa medida foi permitida até o fim de novembro e contemplou 1,1 milhão de segurados. Dessa maneira, neste mês de dezembro o INSS começará a pagar as diferenças da antecipação dos auxílios-doença para mais de 600 mil.

“A revisão das antecipações será realizada de forma automática, então não há necessidade do segurado fazer um requerimento”, explica Patrícia. Dessa maneira, os segurados que tiverem direito à diferença serão comunicados por meio de carta.

Essa carta apresentará as informações do recálculo, bem como do total devido. Para mais informações é possível consultar à diferença pelo site e aplicativo Meu INSS e pelo Canal de Atendimento 135.

Como solicitar o auxílio doença

Com o fim da antecipação, a concessão do auxílio doença volta a ser como era antes. Dessa maneira, será necessário realizar um agendamento para a perícia médica presencial, através do aplicativo ou site Meu INSS ou pelo telefone 135.

  • Acesse a plataforma do Meu INSS e faça o login;
  • Clique em “Agende sua Perícia”;
  • Selecione “Agendar Novo”.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Glaucia Alves
Formada em Letras-Inglês pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Atuou na área acadêmica durante 8 anos. Em 2020 começou a trabalhar na equipe do FDR, produzindo conteúdo sobre finanças e carreira, onde já acumula anos de pesquisa e experiência.