Calendário IPTU RJ 2021: Prefeitura divulga datas de pagamento do próximo ano; confira!

A prefeitura do Rio de Janeiro já divulgou o calendário com as datas de pagamento do IPTU RJ 2021. O calendário foi divulgado nesta segunda-feira (07) e quem optar pela quitação em cota única terá o desconto de 7%.

CCalendário IPTU RJ 2021: Prefeitura divulga datas de pagamento do próximo ano; confira!
Calendário IPTU RJ 2021: Prefeitura divulga datas de pagamento do próximo ano; confira! (Imagem: Florencia Potter/Pexels)

O Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana é um tributo obrigatório e anual, por esse motivo, todos os brasileiros proprietários de imóveis sabem que no primeiro semestre do ano é necessário pagar o IPTU.

O município do Rio de Janeiro divulgou nesta segunda-feira (07) o calendário de pagamento do IPTU RJ 2021. O tributo é pago junto com a Taxa de Coleta Domiciliar de Lixo (TCL). Ambos podem ser divididos em até dez parcelas mensais.

Os cariocas que decidirem pagar o IPTU em cota única até o dia 05/02 terão desconto de 7%. Quem decide parcelar pode escolher a quantidade de vezes, seguindo o seguinte calendário de cotas que iniciará no dia 05 de fevereiro:

  • 1ª cota: 05/02;
  • 2ª cota: 05/03;
  • 3ª cota: 08/04;
  • 4ª cota: 07/05;
  • 5ª cota: 08/06
  • 6ª cota: 07/07;
  • 7ª cota: 06/08;
  • 8ª cota: 08/09;
  • 9ª cota: 07/10;
  • 10ª cota: 08/11.

A prefeitura do Rio ainda não informou quando irá iniciar as entregas das guias de cobranças. Porém, segundo o Decreto 48.249, publicado no Diário Oficial do Município, se o contribuinte não receber a guia até dez dias antes da data de vencimento da primeira cota, é seu compromisso providenciar a segunda via do documento.

A segunda via do IPTU fica disponibilizada no site da Prefeitura da cidade do Rio de Janeiro. Ao acessar o site, basta clicar em “Impostos, Contribuições e Taxas” e, em seguida, em “IPTU”.

Logo após, clicar em “Acesso à segunda via do IPTU” e em “Emissão de Segunda Via do IPTU”. A plataforma irá solicitar o CPF e a senha. Depois é só clicar em “Acessar”.

Para ter acesso ao documento será necessário informar o número da inscrição do IPTU. Quem deixar para solicitar a segunda via após o vencimento da primeira cota terá um acréscimo nas parcelas já vencidas. Essas multas são previstas em lei, por esse motivo, é importante estar atento às datas.

“O IPTU contribui para o bolo total de arrecadação de impostos de um município, que é usado para pagar todas as despesas, e não faz diferença de qual imposto saiu o dinheiro”, afirmou e consultor em finanças públicas Amir Khair.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Glaucia Alves
Formada em Letras-Inglês pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Atuou na área acadêmica durante 8 anos. Em 2020 começou a trabalhar na equipe do FDR, produzindo conteúdo sobre finanças e carreira, onde já acumula anos de pesquisa e experiência.