Aplicativos de bancos ficam fora do ar nessa segunda-feira (07). Os usuários do Caixa Tem, Nubank e Banco Inter tiveram problemas de acesso as ferramentas digitais durante todo o dia de ontem. Um entrave nos servidores do Amazon Web Services (AWS) e IBM Cloud fizeram com que as marcas tivessem seus sistemas paralisados.

O Amazon Web Services (AWS) e IBM Cloud tiveram seus servidores derrubados. Ambas as plataformas são responsáveis por fazer os aplicativos do Caixa Tem, Nubank e Inter funcionarem. Diante do erro operacional, os clientes ficaram sem acesso aos serviços bancários.
Ao identificar o erro, as marcas informaram que houve uma infeliz coincidência fazendo com que seus servidores parassem. O grupo mais afetado foram os cadastrados no Caixa Tem, que publicaram uma série de reclamações quanto a instabilidade do aplicativo em seus perfis do twitter.
Motivo do problema
Segundo o IBM Cloud, houve uma interrupção no principal fornecimento de água que alimenta as torres de resfriamento do datacenter SAO01, localizado em São Paulo. Dessa forma, os computadores ficaram sem funcionar, fazendo com que os aplicativos perdessem o sinal.
Ao tomar conhecimento do caso, a Caixa entrou em contato com o IBM para confirmar o erro. Segundo o banco, “o aplicativo Caixa Tem está indisponível em razão de problema em ambiente da provedora de serviços IBM, que é responsável pelo tráfego de informações do aplicativo”.
O defeito foi diagnosticado logo no começo do dia, por volta das 11h44. Dai em diante as empresas passaram a notificar os clientes explicando o ocorrido.
A IBM explicou ainda que “a temperatura dentro do DC 01 de São Paulo estabilizou”, dessa forma a recuperação dos servidores aconteceria de forma rápida.
AWS também ficou instável
Já para os bancos vinculados a AWS, a empresa explicou que o motivo da falha foi o mesmo. No entanto, houve ainda problemas com a conectividade de energia que acabou por afetar algumas instâncias da única zona de disponibilidade (sae1-az3) na região SA-EAST-1.
Segundo a Amazon, “um pequeno número de hosts subjacentes sofreu perda de energia”, mas a marca garantiu que tudo foi resolvido e os aplicativos já funcionam normalmente.