INSS: Veja QUANDO começa a obrigatoriedade da prova de vida e COMO fazer

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), suspendeu até o final de dezembro a prova de vida. Sendo assim, os beneficiários só devem ter que cumprir essa obrigatoriedade a partir do ano que vem.

INSS: Veja QUANDO começa a obrigatoriedade da prova de vida e COMO fazer
INSS: Veja QUANDO começa a obrigatoriedade da prova de vida e COMO fazer (Foto: Google)

A prova de vida está suspensa desde o mês de março, quando começarão a ser aplicadas as medidas de isolamento contra o novo coronavírus.

Isso por conta dos segurados, que em sua grande parte são pessoas do grupo de risco do Covid-19. Apesar disso, a medida não afeta o recebimento de proventos e pensões.

Esse adiamento da prova de vida, fez com que o bloqueio seja suspenso também para os segurados que não realizaram a  prova de vida entre março e dezembro deste ano.

A medida é exigida desde 2012  para evitar fraudes no recebimento do benefício que tem duração de um ano. Todos os segurado do INSS devem fazer a prova de vida, todos os anos. 

A prova deve ser feita independente da idade, do tipo de benefício que está sendo recebido pelo segurado ou a forma de recebimento, que pode ser feita por conta-corrente, conta-poupança ou cartão magnético.

Essa comprovação deve ser realizada presencialmente e pode ser feita em qualquer agência do INSS, embaixadas, consulados e até na casa dos aposentados que possuem dificuldade de locomoção.

Além disso, os segurados podem ir direto no banco em que recebe o benefício e apresentar um documento de identificação com foto como carteira de identidade, carteira de trabalho, carteira nacional de habilitação e outros para cumprir a prova de vida.

Em algumas instituições, ela pode ser realizada em terminais de autoatendimento pela tecnologia de biometria.

Os segurados podem fazer o processo por meio de procurador, o qual deveria ir até uma agência da previdência social com um atestado médico que deve ter sido emitido ao menos em 30 dias, além de uma procuração registrada em cartório.

Segurados com mais de 80 anos ou restrição de mobilidade

Os segurados podem realizar a sua prova de vida desde agosto do ano passado por meio do aplicativo Meu INSS ou pelo site do órgão.

A dificuldade de locomoção deve ser comprovada por meio de atestado ou declaração médica, os documentos podem ser anexados e enviados pela internet.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!