Nesta terça-feira, 8, a Caixa Econômica começa a realizar o pagamento do abono salarial do PIS 2020/2021 através da conta poupança social digital do banco. Esta será a forma de pagamento para os trabalhadores que não possuem conta corrente ou poupança.
O processo de abertura das contas poupança digital é automático e totalmente gratuito. Os trabalhadores não precisam comparecer nas agências e toda movimentação do dinheiro é feita através do aplicativo Caixa Tem.
Os trabalhadores que já possuem conta na Caixa, receberão os créditos do PIS em suas contas e poderão movimentar o valor com o cartão da conta ou no internet banking e aplicativo da Caixa.
Em casos que o valor do abono salarial não possa ser pago através das contas existentes ou na poupança digital, o trabalhador pode sacar com o Cartão Cidadão e a senha pessoal nas casas lotéricas, terminais de autoatendimento, nos correspondentes Caixa Aqui e nas agências do banco.
Calendário PIS
O pagamento do abono começa amanhã, 8, pelos trabalhadores que nasceram entre os meses de julho e novembro que têm direito ao benefício mas que ainda não sacaram.
Além dos que tiveram as declarações da Relação Anual de Informações Sociais (RAIS/eSocial) ano-base 2019 entregues fora do prazo determinando, ou retificadas pelos empregadores, de acordo com o calendário de pagamento.
Já os beneficiários que possuem conta na Caixa e nasceram entre julho e dezembro já receberam o valor no dia 30 de julho.
A partir da próxima semana, os trabalhadores que nasceram no mês de dezembro começam a receber o abono de acordo com o calendário do PIS/PASEP 2020/21. Confira:
Poupança Digital
A poupança social foi criada com a finalidade de pagar o Auxílio Emergencial em meio a pandemia do coronavírus. Recentemente, foi anunciado que os valores do Bolsa Família também passam a ser pagos através da conta social já neste mês.
A Caixa diz que a mudança trará mais controle sobre o dinheiro aos beneficiários já que não serão mais obrigados a sacar o valor total. Mas caso o beneficiário prefira, ele poderá usar o Cartão Social ou do Bolsa Família para retirar seu dinheiro.