Saque do FGTS pode ser solicitado a partir DESTE dia; confira calendário

Na última segunda-feira (30), a Caixa retornou os valores do FGTS emergencial que não foram movimentados. Porém, os trabalhadores têm de 7 até 31 de dezembro para usar o valor, mesmo aquele que foi retornando a conta do Fundo de Garantia, fazendo a solicitação no aplicativo.

Saque do FGTS pode ser solicitado a partir DESTE dia; confira calendário
Saque do FGTS pode ser solicitado a partir DESTE dia; confira calendário (Imagem: Montagem/FDR)

O FGTS emergencial foi disponibilizado em junho, como forma de amenizar os impactos gerados pela pandemia de Covid-19. Com isso, os trabalhadores com saldo em contas ativas e inativas tiveram o valor depositado na conta Poupança Social Digital.

O saque disponibilizado foi de até um salário mínimo por trabalhador, porém, aqueles que não quiserem usar o dinheiro puderam realizar o desfazimento e tiveram o valor devolvido a conta do Fundo com suas devidas correções.

Porém, aqueles que não fizeram o desfazimento e não movimentaram a conta até o dia 30 de novembro tiveram todo o valor devolvido à conta do Fundo de Garantia, também com suas devidas correções.

Caso haja algum trabalhador que queira usar o dinheiro retornado poderá solicitar pelo aplicativo entre os dias 7 e 31 de dezembro, de acordo com o artigo 1º da Lei nº 14.075/2020. Nessa situação, o valor será, mais uma vez, transferido a conta Poupança Social Digital.

O processo pode demorar até sete dias e não é válida para quem fez o desfazimento, já que esse é irreversível. O valor a ser recebido e a data do crédito serão informados após a solicitação do trabalhador.

A partir do dia 1º de janeiro de 2021 todo o dinheiro será retornado para a conta do FGTS e só será liberado nas condições corriqueiras, como aposentadoria, demissão sem justa causa e compra da casa própria.

Segundo a Caixa Econômica Federal R$ 7,9 bilhões foram retornados para a conta do Fundo, sendo que foram disponibilizados R$ 37,8 bilhões para mais de 60 milhões de trabalhadores.

Com o dinheiro depositado você poderá fazer compras e pagamentos usando o cartão de débito virtual disponibilizado pelo aplicativo Caixa Tem. Além disso, é possível fazer transferência para qualquer banco sem a cobrança de taxa ou até mesmo pelo PIX.

Para mais informações entre em contato com a Caixa pelo site FGTS/Caixa, telefone 111 (opção 2), aplicativo FGTS ou Internet Banking Caixa.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Glaucia Alves
Formada em Letras-Inglês pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Atuou na área acadêmica durante 8 anos. Em 2020 começou a trabalhar na equipe do FDR, produzindo conteúdo sobre finanças e carreira, onde já acumula anos de pesquisa e experiência.