Caixa libera PIS/PASEP por poupança digital a partir deste mês; veja como receber

Nesta terça-feira, 8, a Caixa Econômica começa a realizar o pagamento do abono salarial do PIS 2020/2021 através da conta poupança social digital do banco. Esta será a forma de pagamento para os trabalhadores que não possuem conta corrente ou poupança. 

Caixa libera PIS/PASEP por poupança digital a partir deste mês; veja como receber
Caixa libera PIS/PASEP por poupança digital a partir deste mês; veja como receber (Imagem FDR)

O processo de abertura das contas poupança digital é automático e totalmente gratuito. Os trabalhadores não precisam comparecer nas agências e toda movimentação do dinheiro é feita através do aplicativo Caixa Tem.

Os trabalhadores que já possuem conta na Caixa, receberão os créditos do PIS em suas contas e poderão movimentar o valor com o cartão da conta ou no internet banking e aplicativo da Caixa.

Em casos que o valor do abono salarial não possa ser pago através das contas existentes ou na poupança digital, o trabalhador pode sacar com o Cartão Cidadão e a senha pessoal nas casas lotéricas, terminais de autoatendimento, nos correspondentes Caixa Aqui e nas agências do banco.

Calendário PIS

O pagamento do abono começa amanhã, 8, pelos trabalhadores que nasceram entre os meses de julho e novembro que têm direito ao benefício mas que ainda não sacaram.

Além dos que tiveram as declarações da Relação Anual de Informações Sociais (RAIS/eSocial) ano-base 2019 entregues fora do prazo determinando, ou retificadas pelos empregadores, de acordo com o calendário de pagamento.

Já os beneficiários que possuem conta na Caixa e nasceram entre julho e dezembro já receberam o valor no dia 30 de julho.

A partir da próxima semana, os trabalhadores que nasceram no mês de dezembro começam a receber o abono de acordo com o calendário do PIS/PASEP 2020/21. Confira:

Calendário de pagamento do PIS — Foto: Reprodução
Calendário

Poupança Digital

A poupança social foi criada com a finalidade de pagar o Auxílio Emergencial em meio a pandemia do coronavírus. Recentemente, foi anunciado que os valores do Bolsa Família também passam a ser pagos através da conta social já neste mês.

A Caixa diz que a mudança trará mais controle sobre o dinheiro aos beneficiários já que não serão mais obrigados a sacar o valor total. Mas caso o beneficiário prefira, ele poderá usar o Cartão Social ou do Bolsa Família para retirar seu dinheiro.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Paulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira é formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Atua como redator do portal FDR, onde já cumula vasta experiência e pesquisas, produzindo matérias sobre economia, finanças e investimentos.