ENEM PPL 2020: Inscrições, calendário e funcionamento da prova

O ENEM PPL 2020 está com inscrições abertas desde a última segunda-feira (30) e segue até o dia 11 de dezembro. A prova é destinada para as pessoas que estão privados de liberdade ou sob medida socioeducativa.

ENEM PPL 2020: Inscrições, calendário e funcionamento da prova
ENEM PPL 2020: Inscrições, calendário e funcionamento da prova (Imagem: Reprodução/Google)

A versão do ENEM para as pessoas submetidas a penas privativas de liberdade e jovens sob medida socioeducativa é gratuita, sendo que os responsáveis pedagógicos dos órgãos de administração prisional e socioeducativa precisam fazer a inscrição.

Esses devem firmar um termo de adesão com o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira). A adesão pode ser feita até o dia 27 de novembro.

O responsável pedagógico também tem a função de solicitar atendimento especializado, caso seja necessário, até o dia 11 de dezembro.

Outra função é determinar as salas nas unidades prisionais nas quais serão aplicadas as provas ou a transferência entre as unidades, caso seja necessário. Aqueles que tiverem a liberdade decretada antes da aplicação devem ser comunicados pelo responsável pedagógico.

Inscrições

As inscrições devem ser realizadas no endereço do Sistemas Especiais do Inep. Na plataforma será necessário indicar o CPF, selecionar a língua estrangeira e indicar a sala na qual será aplicado o exame.

Prova ENEM PPL 2020

O exame será aplicado em dois dias: 23 e 24 de fevereiro de 2021, nas unidades prisionais, tendo o mesmo formato e tempo de duração como o ENEM tradicional:

  • 1º dia: Redação, 45 perguntas de Linguagens e Códigos e 45 perguntas de Ciências Humanas;
  • 2º dia: 45 perguntas de Ciências da Natureza e 45 perguntas de Matemática.

Devido à pandemia, medidas de distanciamento, assim como o uso de máscara e álcool em gel serão adotadas e obrigatórias nos dias das aplicações. Dessa maneira, as unidades prisionais devem higienizar os ambientes, de acordo com as recomendações do Ministério da Saúde e disponibilizar álcool gel.

No dia 29 de março será divulgado o resultado da prova, sendo o responsável pedagógico incumbido de verificar as notas e repassar para os detentos. Esse também terá a responsabilidade de realizar o cadastro no SISU (Sistema de Seleção Unificada) para tentar conseguir uma vaga no ensino superior.

Calendário ENEM PPL 2020

  • Adesão 16 a 27/11/2020;
  • Inscrições 30/11 a 11/12/2020;
  • Atendimento Especializado Solicitação 30/11 a 11/12/2020;
  • Tratamento pelo Nome Social Solicitação 30/11 a 11/12/2020;
  • Aplicação das provas 23 e 24 fevereiro de 2021;
  • Resultado 29 de março.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Glaucia Alves
Formada em Letras-Inglês pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Atuou na área acadêmica durante 8 anos. Em 2020 começou a trabalhar na equipe do FDR, produzindo conteúdo sobre finanças e carreira, onde já acumula anos de pesquisa e experiência.