Enem PPL 2020: Inscrições, calendário da prova e conteúdo; veja como vai funcionar!

O Enem PPL é voltado às pessoas que se encontram no sistema carcerário brasileiro. O exame acontece dentro das unidades prisionais ou socioeducativas nos dias 23 e 24 de fevereiro de 2021.

Enem PPL 2020: Inscrições, calendário da prova e conteúdo; veja como vai funcionar!
Enem PPL 2020: Inscrições, calendário da prova e conteúdo; veja como vai funcionar! Imagem/Reprodução Google

A participação no Exame Nacional do Ensino Médio é um direito de todos os cidadãos brasileiros, até mesmo daqueles que se encontram privados de sua liberdade. Pensando nisso, que o Exame Nacional do Ensino Médio para Pessoas Privadas de Liberdade – Enem PPL é aplicado.

Como é essa prova do Enem PPL?

A aplicação do exame acontece dentro das próprias unidades prisionais e socioeducativas.

Nessa modalidade, a prova segue os padrões do Enem regular, ou seja, serão, também 180 questões objetivas e distribuídas em 4 áreas de conhecimento (Ciências Humanas e suas Tecnologias; Ciências da Natureza e suas Tecnologias; Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; Matemática e suas Tecnologias) mais uma redação.

As provas do Enem PPL, assim como no Enem regular, acontecerão em dois dias, nesse caso seguidos, 23 e 24 de fevereiro de 2021.

No primeiro dia de aplicação do exame os participantes deverão, também, responder ao questionário socioeconômico, semelhante ao que é respondido no ato da inscrição.

Quem pode participar?

A regra de participação é basicamente a mesma do Exame regular, aquelas pessoas que tiverem menos de 18 anos participarão como treineiros.

E, quem for maior de 18 anos e já tiver concluído o ensino médio poderá se inscrever em programas como SiSU e concorrer a uma vaga em uma instituição de ensino superior.

Inscrições

Para ter acesso ao Enem PPL é necessário que a unidade prisional ou socioeducativa realize a inscrição. Esse processo é extremamente importante e estará disponível entre os dias 16 e 27 de novembro de 2020.

Ao realizar a inscrição a administração das unidades precisará apontar uma pessoa que será o responsável pedagógico pela unidade. Será essa pessoa que irá acompanhar todas as inscrições dos candidatos; as transferências entre unidades, quando isso se aplicar e os resultados.

Como é o processo de inscrição?

Por não poderem acessar a internet, essas pessoas que se encontram reclusas terão suas inscrições realizadas pelo responsável pedagógico apontado pela unidade.

Será ele que acessará o site e, munido dos dados pessoais dos candidatos, realizará todo o processo de inscrição.

Quer continuar a acompanhar as notícias relacionadas à educação? Então, fique de olho na editoria de Carreiras do FDR.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Jamille Novaes
Baiana, formada em Letras Vernáculas pela UESB, pós-graduada em Gestão da Educação pela Uninassau. Apaixonada por produção textual, já trabalhou como corretora de redação, professora de língua portuguesa e literatura. Atualmente se dedica ao FDR e a sua segunda graduação.