Procon-SP faz pedido atípico sobre lançamento de NOVO produto da Apple

Consumidores da Apple devem ficar atentos aos direitos do consumidor no Brasil. Nessa semana, o Procon SP voltou a cobrar da empresa americana uma justificativa sobre tirar os carregadores das vendas de seus novos aparelhos celulares. A afirmação de ser uma decisão ambiental não foi bem vista pelo órgão que está trabalhando para garantir a obrigatoriedade do produto na compra de novos iPhones.  

Procon-SP faz pedido atípico sobre lançamento de NOVO produto da Apple (Imagem: Google)
Procon-SP faz pedido atípico sobre lançamento de NOVO produto da Apple (Imagem: Google)

Quando anunciou o iPhone 12, a Apple informou que o produto não acompanharia mais os carregadores celulares. Segundo a marca, a decisão visava promover cuidados ambientais a partir da redução dos plásticos utilizados no equipamento.  

Apesar de parecer uma publicidade positiva, a campanha dos novos aparelhos gerou um efeito negativo no Brasil. Com uma cobrança de mais de R$ 8 mil por celular, muitos consumidores afirmam que a venda separada do carregador é abusiva, tendo em vista que cada um custa cerca de R$ 200.  

Procon pede uma nova análise 

Diante do caso, o Procon SP passou a investigar o processo. De acordo com sua análise, a Apple não estaria demonstrando um ganho ambiental com essa nova política, tendo em vista que não apresentou nenhum plano de recolhimento dos antigos aparelhos para reciclagem.  

Dessa forma, foi gerado uma notificação solicitando que a marca esclarecesse os reais motivos da decisão. Além disso, o Procon está trabalhando para que os carregadores sejam ofertados aos clientes que fizerem a solicitação.  

“Para que seja possível vender o celular sem o carregador, é necessário que o aparelho possa ser carregado em qualquer carregador existente. Se ele só puder ser carregado no modelo específico, se torna uma venda casada”, afirmou ao G1 Fernando Capez, diretor executivo do Procon-SP. 

A Apple ficará sujeita ainda a pagar uma multa, caso não se justifique.  

Caso sejam constatadas infrações à lei, poderá ser multada conforme prevê o Código de Proteção e Defesa do Consumidor“, diz o Procon.  

Pronunciamento da Apple  

Até o momento a marca não se pronunciou a respeito e deverá responder os questionamentos ao longo das próximas 72h. É válido ressaltar que essa medida, se aprovada, será válida apenas no Brasil tendo em vista que o processo de contestação está sendo feito por um órgão nacional. 

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.