PIS: Quem foi incluso no ÚLTIMO pagamento de 2020?

No próximo dia 15 de dezembro, o último Abono Salarial / PIS de 2020 vai ser pago aos trabalhadores da iniciativa privada que nasceram no mês de dezembro. O valor depositado para cada profissional pode chegar até um salário mínimo, que atualmente está em R$ 1.045, e tem prazo para ser movimentado.

PIS: Quem foi incluso no ÚLTIMO pagamento de 2020? (Imagem: Sérgio Lima/Poder360)

Como receber o pagamento do PIS?

O pagamento do abono salarial pode ser realizado por crédito em conta, quando o trabalhador da iniciativa privada possui conta corrente ou poupança na CAIXA. Com o cartão cidadão  é possível sacar o valor diretamente nos caixas eletrônicos, casas lotéricas e nos Correspondentes CAIXA Aqui.

Caso não possua, o abono pode ser sacado diretamente em qualquer agência da CAIXA, apresentando um documento oficial de identificação, como:

  • Carteira de identidade – RG;
  • Carteira Nacional de Habilitação – CNH (modelo novo);
  • Identidade Militar;
  • Carteira de Identidade de Estrangeiros;
  • Passaporte emitido no Brasil ou no Exterior;
  • Carteira Funcional reconhecida por Decreto;
  • CTPS modelo informatizado.

Qual o valor que recebo?

Conforme a Lei 13.134/15, o Abono Salarial passou a ter valor proporcional ao tempo de serviço do trabalhador no ano-base em questão. O cálculo do valor do benefício corresponde ao número de meses trabalhados no ano-base multiplicado por 1/12 do valor do salário mínimo vigente na data do pagamento.

O trabalhador deverá ter trabalhado no mínimo 30 dias com carteira assinada por empresa no ano-base, requisito para ter o direito ao Abono Salarial, e cada mês trabalhado equivale a 1/12 de salário mínimo no valor do benefício.

Quem tem direito ao PIS?

Para ter direito a receber o Abono Salarial, o trabalhador precisa:

  • Estar cadastrado no PIS há pelo menos cinco anos;
  • Ter recebido remuneração mensal média de até dois salários mínimos durante o ano-base;
  • Ter exercido atividade remunerada para Pessoa Jurídica, durante pelo menos 30 dias, consecutivos ou não, no ano-base considerado para apuração;
  • Ter seus dados informados pelo empregador (Pessoa Jurídica) corretamente na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS)/eSocial.

Aplicativo CAIXA Trabalhador

No app CAIXA Trabalhador, você obtém informações sobre o Abono Salarial, confere o calendário de pagamentos e ainda tira dúvidas. O aplicativo está disponível para download gratuito nas lojas Google Play e Apple Store.

Você gostou deste conteúdo? AVALIE:

Avaliação média: 0
Total de Votos: 0

PIS: Quem foi incluso no ÚLTIMO pagamento de 2020?

REDAÇÃO
Cobertura e repercussão de assuntos que impactam o bolso de todos os brasileiros. A redação do FDR.com.br traz diariamente assuntos relevantes de uma forma descomplicada e confiável.
×

Este cartão de crédito sem anuidade está selecionando pessoas para receber possível limite agora!

VER AGORA