NÃO compre NESTAS lojas! Procon-SP lista lojas não confiáveis para você se proteger na Black Friday

Semana de Black Friday começa e promete agitar os portais de compras. Nesta sexta-feira (27), será iniciada oficialmente a Black Friday 2020. Considerado o principal evento do calendário varejista, há uma expectativa para o dobro de vendas em plataformas digitais neste ano. Visando evitar fraudes, o Procon SP liberou uma lista com mais de 170 que o usuário NÃO deve comprar. Saiba os detalhes abaixo.  

NÃO compre NESTAS lojas! Procon-SP lista lojas não confiáveis para você se proteger na Black Friday
NÃO compre NESTAS lojas! Procon-SP lista lojas não confiáveis para você se proteger na Black Friday (Imagem: Google)

Com a pandemia do novo coronavírus, mais do que nas edições anteriores, a Black Friday 2020 espera ter o dobro de sua atuação na internet. Diante da necessidade de isolamento social, parte significativa dos consumidores já estão fazendo buscas por sites para escolheres seus produtos. 

Fiscalização em tempo real 

Para aqueles que desejarem se assegurar quanto a confiabilidade das marcas online, o Procon de SP preparou uma lista com mais de 170 não confiáveis.

Para acessar a ferramenta, basta se conectar por meio do link sistemas.procon.sp.gov.br/evitesite/list/evitesites.php.  

Na página é possível ter acesso não só ao nome da loja, como ao seu endereço digital e até mesmo ao número de seu CNPJ.

O Procon explicou que recomenda a utilização prévia de sua plataforma, pois nas últimas edições do festival houve um grande índice de fraudes.  

É válido ressaltar que o portal de fiscalização está sendo atualizado e caso haja a identificação de novos links suspeitas o órgão vem adicionando.

Segundo o Fernando Capez, Diretor Executivo do Procon-SP, esse ano os processos de fiscalização da Black Friday 2020 serão intensificados, devido ao aumento das compras online e reclamações sobre as mesmas. 

“A publicidade pode criar uma falsa imagem de promoção e levar o consumidor a comprar um produto que ele não necessita por um preço que pode não ser vantajoso”, explicou. 

Demais dicas para a Black Friday 2020

O órgão reforça ainda que, além de conferir a credibilidade do site o cidadão não deve esquecer de fazer pesquisa de preço, comparar os valores em diferentes marcas, fiscalizar o cadastro de dados de cartão de crédito, evitar links de promoções pelo whatsapp e demais redes sociais, além de monitorar as ofertas de marcas físicas.  

Todos os procedimentos acima poderão ajudar a evitar enfrentar problemas como clonagem de cartão, compras falsas, entre outros tipos de fraude. 

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.