ENEM 2020 inicia inscrições para público PPL; veja como se cadastrar

As Pessoas Privadas de Liberdade (PPL) já podem realizar as inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). O prazo terminará no dia 11 de dezembro. O registro poderá ser feito pelo responsável pedagógico da unidade prisional ou socioeducativa.

Enem 2020 inicia inscrições para público PPL; veja como se cadastrar
Enem 2020 inicia inscrições para público PPL; veja como se cadastrar (Imagem: Reprodução/Google)

As provas do ENEM para PPL serão realizadas nos dias 23 e 24 de fevereiro de 2021. Os órgãos de administração prisional e socioeducativa devem ter firmado adesão com o Instituto de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) para que possam inscrever os participantes.

Para que a prova seja realizada, o local deve ter a estrutura física adequada. O Ministério da Educação destaca que cada unidade prisional ou socioeducativa terá um responsável pedagógico com acesso ao sistema de inscrições e as funcionalidades.

Dessa forma, a pessoa designada poderá acompanhar o processo da inscrição, determinar as salas de provas e a transferência entre as unidades — quando necessário —, além de excluir quem tiver a liberdade decretada. O acompanhamento dos resultados também fica a cargo do profissional.

Na inscrição, será preciso informar o CPF, documento de identificação com foto e número de identificação interna do participante. Em seguida, o sistema fornece a possibilidade de informar se o interessado precisa de atendimento específico ou especializado.

Enem PPL

O Enem para Pessoas Privadas de Liberdade possui o mesmo formato de resolução do exame tradicional. Sendo assim, haverá 180 questões.

Do total, terá 45 questões de Linguagens e Códigos, 45 de Ciências Humanas, 45 de Ciências da Natureza e 45 de Matemática. Além disso, o participante terá uma redação.

Os participantes a parir de 18 anos poderão utilizar o resultado do exame como mecanismo único, alternativo ou complementar para ingressar ao ensino superior.

No caso dos menores de 18 anos, os “treineiros”, somente poderão realizar a prova com o objetivo de avaliar os conhecimentos.

O Enem PPL do ano passado teve 46.240 inscrições. Foram 1.228 instituições homologadas para a aplicação do exame em 25 estados e Distrito Federal. O Estado de São Paulo foi a região com mais inscritos — com 15.826 registros. Em seguida, o estado de Minas Gerais teve 4.959 inscritos.

Silvio SuehiroSilvio Suehiro
Silvio Suehiro possui formação em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC). Atualmente, dedica-se à produção de textos para as áreas de economia, finanças e investimentos.