Vai participar do ENEM 2020? Veja como usar SUA nota para começar a faculdade

Pontos-chave
  • A próxima edição do Enem acontece em janeiro, impreterivelmente por conta da pandemia;
  • Com a nota alcançada na prova, os vestibulandos poderão se inscrever no SiSU, Prouni e FIES;
  • Universidades privadas usam o Exame como substituto do vestibular.

O Enem 2020 está há pouco mais de um mês de distância e a preocupação dos estudantes como o uso da nota tem aumentado. Saiba mais sobre as formas de utilização da média aritmética alcançada no exame para ingresso no estudo de nível superior.

Vai participar do ENEM 2020? Veja como usar sua nota para começar a faculdade
Vai participar do ENEM 2020? Veja como usar sua nota para começar a faculdade (Imagem/Reprodução: Google)

O Exame Nacional do Ensino Médio é aquela oportunidade “múltipla” de ingressar no ensino superior. Isso porque, com a nota alcançada nele é possível se candidatar em diversas formas de ingresso. Confira agora quais as possibilidades de aplicação da média do Enem.

Sistema de Seleção Unificada

No SiSU os candidatos têm acesso às vagas de instituições públicas estaduais e federais de todo o Brasil.

Para se inscrever é preciso ter participado da última edição do Enem. No entanto, em 2021, os candidatos poderão fazer uso de médias anteriores (ainda não foram divulgadas quais edições serão aceitas), graças a um veto feito pelo Presidente Jair Bolsonaro.

A seleção acontece duas vezes ao ano, sempre no início de cada semestre letivo. É preciso ficar atento ao edital, que ainda não foi divulgado, para saber quais Universidades aderiram ao programa.

A UFMT, por exemplo, já sinalizou que em 2021 não destinará vagas para ingresso por esse sistema.

Programa Universidade para Todos

Por meio do Prouni estudantes têm acesso a bolsas de estudo em instituições privadas de nível superior, sejam elas de 50% ou de 100% de desconto nas mensalidades.

Esse é outro programa que em 2021 não terá a obrigatoriedade do uso da nota do Enem 2020 para ingresso.

Para se inscrever é necessário atender a dois critérios básicos: não ter zerado a redação e atingido, pelo menos, 450 pontos de média aritmética.

As bolsas integrais do Prouni são destinadas aos candidatos que se encaixam na condição de baixa renda.

Ou seja, recebem no máximo um salário e meio por pessoa; já para as bolsas parciais os candidatos selecionados podem comprovar renda familiar de até 3 salários mínimos por pessoa.

Também são dois processos seletivos ao ano, sempre no início do semestre. Mas as datas da seleção de 2021 deve ser divulgada apenas após a aplicação do Enem 2020.

Fundo de Financiamento Estudantil

Por meio do Fies os estudantes têm a possibilidade de fazer o financiamento de cursos superiores em instituições particulares.

Para participar os candidatos precisam não ter zerado a redação e atingido, pelo menos, 450 pontos de média aritmética no Enem, assim como no Prouni.

Na inscrição do Fies não é exigido apenas a última edição do Enem, os candidatos podem utilizar as notas alcançadas nas edições do Exame desde 2010.

O perfil dos inscritos é de pessoas que tenham renda mensal familiar de até três salários mínimos. Vale lembrar que o financiamento não é concedido a quem possui menos de um salário e meio de renda familiar por pessoa.

Vai participar do ENEM 2020? Veja como usar sua nota para começar a faculdade
Vai participar do ENEM 2020? Veja como usar sua nota para começar a faculdade (Imagem: Google)

Graduação no Exterior com o Enem

Outra possibilidade de uso da Nota do Enem é para estudar fora do Brasil. É possível se candidatar a vagas em países como Portugal, Estados Unidos, Inglaterra, Escócia, Irlanda, Canadá e França; cada país possui critérios próprios para a seleção dos estudantes.

Só em Portugal, principal país escolhido pelos estudantes, são 40 universidades que aceitam essa nota no processo seletivo. No entanto, as universidades públicas de lá têm um diferencial em comparação com as nossas, elas não são gratuitas.

Vestibulares 2021 com nota do Enem

Algumas instituições privadas, que não aderirem aos sistemas já mencionados, realizam uma seleção própria com o uso da nota do Enem.

As regras são bastante variáveis, de acordo com cada instituição. Há também o concurso de bolsas, onde quem teve o melhor desempenho no exame pode ser contemplado com uma bolsa de estudo, seja parcial ou integral.

Para mais informações sobre o ENEM 2020 e formas de ingresso no ensino superior, fique de olho em nossa editoria de Carreiras.

Jamille Novaes
Baiana, formada em Letras Vernáculas pela UESB, pós-graduada em Gestão da Educação pela Uninassau. Apaixonada por produção textual, já trabalhou como corretora de redação, professora de língua portuguesa e literatura. Atualmente se dedica ao FDR e a sua segunda graduação.