Enem cria regra INÉDITA para atender candidatos infectados por Covid-19

Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), os candidatos infectados pela Covid-19 poderão remarcar a data da prova do Enem 2020. O instituto prevê somente 50% de ocupação das salas e ambientes separados para pessoas que integram os grupos de risco.

Enem cria regra INÉDITA para atender candidatos infectados por Covid-19 (Imagem: Reprodução/Google)

Além das medidas citadas acima, a fim de evitar a propagação do vírus, o uso de máscara de proteção será obrigatório durante toda a aplicação da prova.

Caso se recuse a utilizar, o candidato poderá ser eliminado. O Inep informou que irá disponibilizar álcool em gel em todos os locais de prova.

Previsto originalmente para novembro deste ano, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foi adiado devido à pandemia e ocorrerá nos dias 17 e 24 de janeiro (prova impressa) e 31 de janeiro e 07 de fevereiro (prova digital) de 2021.

Há uma preocupação de que a pandemia não tenha diminuído até a data do exame e que a aceleração dos casos e a possível 2ª onda possa alterar os planos, principalmente por ser realizado duas semanas após as festas de fim de ano.

Regra inédita no Enem

De acordo com o Inep, os candidatos diagnosticados com Covid-19 deverão anexar o boletim médico informando a condição de saúde na Página do Participante: https://enem.inep.gov.br/participante/. O documento deverá conter:

  • nome completo do participante;
  • o diagnóstico médico com a descrição do caso;
  • o código correspondente à Classificação Internacional de Doença (CID 10);
  • assinatura e identificação do profissional competente, com o respectivo registro do Conselho Regional de Medicina (CRM), do Ministério da Saúde (RMS) ou de órgão competente, assim como a data do atendimento.

Além da Covid, o Inep declarou que candidatos com outras doenças infectocontagiosas, entre elas,  coqueluche, difteria, doença invasiva por Haemophilus influenza, doença meningocócica e outras meningites, varíola, Influenza humana A e B, poliomielite por poliovírus selvagem, sarampo, rubéola, e varicela, também deverão comunicar seus quadros de saúde.

Caso a documentação informando a condição de saúde seja aceita, o candidato deverá refazer o exame nos dias 23 e 24 de fevereiro.

Mais locais de prova

A estimativa é ampliar em 40% o número de locais de realização do Enem e salas de aplicação de provas. Ano passado, foram 10 mil locais de prova e 145 mil salas. No Enem 2020, serão 14 mil locais de prova e 205 mil salas.

Ao todo, 5.783.357 candidatos estão confirmados, número este 13,5% maior do que a edição anterior, que teve o menor número de candidatos em toda a história.

Salas exclusivas para grupos de risco

Os candidatos que fazem parte dos grupos de risco para o novo coronavírus,  podem solicitar a aplicação da prova em uma sala separada ou com menos pessoas. A solicitação começou a ser feita desde o dia 18 de novembro.

Segundo o Inep, as salas exclusivas terão no máximo 12 pessoas por sala. Para realizar o pedido é simples.

Basta o candidato ligar na Central do Inep, através do telefone gratuito 0800 616161 e fazer o seu pedido. As solicitações serão encerradas às 23h59 do dia 7 de janeiro de 2021.

São considerados grupos de risco: gestantes, lactantes, idosos e pessoas com condições médicas preexistentes, como cardiopatias, doenças pulmonares, diabetes, obesidade mórbida, hipertensão e doenças imunossupressoras.

Idosos

Para os idosos, que também fazem parte do grupo de risco, não há necessidade de procurar a central para solicitar o pedido. Pela data de nascimento informada na inscrição, o Inep já agrupará os candidatos com mais de 60 anos em salas separadas. As salas também contarão com um número reduzido de candidatos.

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

REDAÇÃO
Cobertura e repercussão de assuntos que impactam o bolso de todos os brasileiros. A redação do FDR.com.br traz diariamente assuntos relevantes de uma forma descomplicada e confiável.