Enem 2020 vai disponibilizar sala exclusiva para grupo de risco do Covid-19

Os candidatos do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) que fazem parte do grupo de risco de pessoas para o novo coronavírus, já podem solicitar a aplicação da prova em uma sala separada ou com menos pessoas. A solicitação começou a ser feita na última quarta-feira, dia 18 de novembro.

Enem 2020 vai disponibilizar sala exclusiva para grupo de risco do Covid-19 (Imagem: reprodução/Google)

Para realizar o pedido é bem simples. Basta ligar na Central de Atendimento do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), pelo telefone gratuito  0800 616161 e fazer o seu pedido. As solicitações serão encerradas às 23h59 do dia 7 de janeiro de 2021.

O presidente substituto do Inep, Carlos Mussi, contou sobre a avaliação dos pedidos. “Analisaremos os pedidos de quem precisa ficar isolado ou em espaços com menos pessoas”, afirmou.

Por consequência da pandemia, as provas do Enem foram adiadas e serão realizadas em 17 e 24 de janeiro de 2021. O Inep exige uma série de regras para os candidatos que vão participar do exame. Confira:

  • será obrigado o uso de máscara durante toda a aplicação;
  • manter distanciamento social nas áreas comuns nas dependências dos locais de aplicação da prova;

“Haverá o cuidado geral em reduzir o número de alunos por sala. As solicitações de atendimento especial devem ser feitas apenas por quem realmente precisa, por alguma questão de saúde específica, de um distanciamento social ainda maior”, acrescentou Carlos Mussi.

Situação dos idosos

As pessoas com mais de 60 anos que estão inscritas para fazer o Enem 2020 não precisam fazer o pedido. O Inep realizará automaticamente a realocação dos candidatos nos locais de prova. As novas salas vão contar com número reduzido de candidatos.

Reaplicação para infectados

De acordo com o edital do Enem 2020, os candidatos que forem acometido pela covid-19 na data do exame, devem informar o diagnóstico pela Página do Participante até a véspera da prova.

O Inep analisará uma possível participação do candidato na reaplicação das provas do Enem impresso, prevista para 24  e 25 de fevereiro.

Datas do Enem 2020

As provas serão feitas nos meses de janeiro e fevereiro. Veja as datas:

Janeiro

  • DIA 17 – Aplicação da prova impressa – 1º dia
  • DIA 24 – Aplicação da prova impressa – 2º dia
  • DIA 31 – Aplicação da prova digital – 1º dia

Fevereiro

  • DIA 7 – Aplicação da prova digital 2º dia
  • DIA 24 – Aplicação da prova para pessoas privadas de liberdade (PPL) – 1º dia
  • DIA 25 – Aplicação da prova para pessoas privadas de liberdade – 2º dia

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!