Através do programa Jovem Aprendiz, pessoas com idade entre 14 e 24 anos têm acesso a oportunidades de primeiro emprego e qualificação. Os jovens que participam têm direito a alguns benefícios e podem ser contratados como efetivos posteriormente.
Panorama geral do Programa Jovem Aprendiz
Por ser um programa regulamentado, os participantes têm alguns direitos previstos, como a carga horária de até 6 horas de trabalho diárias, a impossibilidade de realização de horas extras, direito as férias e que elas coincidam com as férias escolares.
O salário pode variar, a própria empresa é quem determina, mas as empresas contratantes devem oferecer, pelo menos, o salário mínimo por hora que em 2020 tem o valor de R$ 4,75.
Principais empresas que contratam Jovem Aprendiz
No programa é possível encontrar empresas de diversos portes e áreas que selecionam jovem aprendiz.
Confira abaixo a relação de empresas bastante relevantes que já aderiram a ele:
- Ambev;
- Atacadão;
- Banco do Brasil;
- Bradesco;
- Brasken;
- C&A;
- Caixa;
- Coca-cola;
- Companhia Siderúrgica Nacional;
- Correios;
- Embraer;
- Itaú;
- Lojas Americanas;
- Mc Donald’s;
- Netshoes;
- Porto Seguros;
- Renner;
- Riachuelo;
- Sena;
- Tenda;
- Entre outras.
Como ser efetivado como Jovem Aprendiz?
O programa apenas insere o jovem no primeiro emprego, ele mesmo que precisa conquistar o seu espaço e ser efetivado após os 2 anos de duração do contrato de Jovem Aprendiz. Confira nossas dicas agora para alcançar esse objetivo:
- Estude, como dito, o programa não garante que o jovem será efetivado após o contrato, então ele precisa demonstrar interesse em crescer dentro da empresa, precisa buscar adquirir novos conhecimentos.
- Seja profissional, assim como o jovem tem direito a alguns benefícios, ele também tem certas obrigações, uma delas é o profissionalismo que deve ser constante. O aprendiz precisa evitar atrasos, cumprir os prazos e metas e até pedir ajuda quando necessário for.
- Envolva-se, sempre que receber uma tarefa, tente desempenhar o seu melhor, demonstre todo o seu potencial desde as pequenas até as grandes coisas que tiver que fazer.
- Saiba ouvir, por vezes vemos funcionários insubordinados perdendo seus empregos, não seja um deles. Peça feedback e saiba recebe-los e aplica-los às melhorias necessárias.
- Descubra seus pontos fortes, essa descoberta pode te ajudar dentro e fora do trabalho, isso porque assim é possível encontrar até mesmo o curso de nível superior que o aprendiz deseja seguir.
- Observe seu ambiente de trabalho, tenha em mente as conditas que não são aceitas em cada empresa (em algumas até mesmo há padrão de vestimenta a seguir) e tente não ficar fora dessa curva.
Siga acompanhando a editoria de Carreiras do portal FDR.