Jovem Aprendiz: COMO montar meu currículo sem experiência?

Por meio do Jovem Aprendiz, jovens e adolescentes brasileiros são inseridos no mercado de trabalho. O programa aceita receber jovens entre 14 e 24 anos. Na nossa seção de dicas, hoje vamos ajudar você a montar um currículo mesmo sem ter experiência para preenchê-lo.

Jovem Aprendiz: COMO montar meu currículo sem experiência?
Jovem Aprendiz: COMO montar meu currículo sem experiência? (Imagem/Reprodução: Google)

O Programa Jovem Aprendiz recebe jovens em busco do primeiro emprego em todo o Brasil.  Antes de iniciar as dicas precisamos entender o que o currículo.

Currículo, o que é?

O currículo Vitae ou simplesmente currículo é o documento que as empresas solicitam que as pessoas entreguem quando se candidatam a uma vaga de emprego. A tradução do nome “Currículo Vitae” já diz o que ele é, é uma espécie de trajetória da vida do candidato.

É, na maioria das vezes, o primeiro contato entre o contratante e o possível contratado.

Por isso, é extremamente importante dar uma atenção especial a esse documento.

Informações pessoais do Jovem Aprendiz

O início do documento deve ser uma espécie de apresentação do candidato à empresa.

Então, ele precisa colocar seus dados pessoais, como: nome completo, idade (no caso da vaga de jovem aprendiz é muito importante), endereço e formas de contato (e-mail ou telefone).

É importante que o candidato tenha total atenção nesse quesito, principalmente nos dados para contato. Pois essa é a forma que a empresa tem de se comunicar com o candidato.

Também é importante que ele não coloque informações demais nesse quesito, CPF, RG não são necessário, assim como a foto, a não ser que o contratante solicite.

Objetivo pessoal do Jovem Aprendiz

Geralmente os contratantes conhecem o candidato por meio de suas experiências profissionais anteriores.

Como o Jovem Aprendiz não possui experiências, ele precisa demonstrar quais são seus objetivos. Se deseja trabalhar em uma área específica, por exemplo, com vendas, atendimento ao cliente, administração ou contabilidade.

Adicione sua formação completa

Novamente entramos no ponto de que o jovem aprendiz não possui experiência, mas isso não quer dizer que ele não seja qualificado.

A ideia do programa é justamente promover esse primeiro contato entre o adolescente e o mercado de trabalho.

Muitos jovens buscam participar de cursos diversos, e isso deve ser informado no currículo. Lembrando que as empresas costumam pedir a comprovação desses cursos.

Então, não diga que possui inglês básico, por exemplo, se de fato não tiver e não puder ser comprovado por meio de avaliação ou certificado.

Além disso, você pode incluir atividades extras que demonstrem mais do seu perfil, por exemplo:

  • Trabalho voluntário na ONG X;
  • Trabalho voluntário na igreja;
  • Indicado ao prêmio de melhor redação na escola;
  • Ganhador da olimpíada de matemática na escola;
  • Pró ativo, e sabe trabalhar em grupo.

Siga acompanhando a editoria de Carreiras do portal FDR.

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Jamille Novaes
Jamille Pereira Novaes é graduada em Letras Vernáculas pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), pós-graduada em Gestão da Educação pelo Centro Universitário Maurício de Nassau (UNINASSAU). Como professora de Língua Portuguesa, já atuou no ensino fundamental I e II. Atualmente, trabalha como professora de Língua Portuguesa no ensino técnico e redatora da editoria de carreiras do portal FDR. Jamille utiliza sua experiência na área da educação para cobrir notícias sobre cursos, vestibulares, empregos e concursos.