Eleições 2020: Quem será o candidato eleito na SUA cidade? Veja o dizem as pesquisas

Pontos-chave
  • O 1º turno das eleições 2020 aconteceu no último dia 15 de novembro e fez 4.315 prefeitos eleitos;
  • 1.252 municípios irão decidir no próximo domingo (29) os seus representantes;
  • É importante lembrar que no município de Macapá as eleições foram adiadas devido à falta de energia elétrica.

O 1º turno das eleições 2020 aconteceu no último dia 15 de novembro e fez 4.315 prefeitos eleitos. O país possui 5.567 municípios, sendo assim, 1.252 municípios irão decidir no próximo domingo (29) os seus representantes, de acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Eleições 2020: Quem será o candidato eleito na SUA cidade? Veja o dizem as pesquisas
Eleições 2020: Quem será o candidato eleito na SUA cidade? Veja o dizem as pesquisas (Imagem: Reprodução/Google)

É importante lembrar que o município de Macapá, capital do Amapá, teve as eleições adiadas devido à falta de energia elétrica causada pelo incêndio em uma subestação da Isolux no dia 3 de novembro e que só foi resolvido no dia 24.

Por esse motivo, o TSE divulgou a decisão do Tribunal Regional Eleitoral do estado do Amapá sobre a data do 1º turno das eleições na capital do estado que  acontecerá no dia 6 de dezembro. Caso haja um 2º turno esse acontecerá no dia 20 de dezembro.

2º turno em São Paulo

O Datafolha publicou na última quinta-feira (26) a pesquisa que mostra as intenções de votos na capital. Segundos os dados coletados nos dia 24 e 25 de novembro, com 1.512 pessoas da cidade de São Paulo, Bruno Covas (PSDB) está na frente com 47% dos votos.

Eleições 2020: O que as pesquisas mostram sobre ELEITOS no 2º turno das principais capitais
Eleições 2020: O que as pesquisas mostram sobre ELEITOS no 2º turno das principais capitais (Imagem: Reprodução/Google)

A pesquisa registrou 40% das intensões de votos para Guilherme Boulos (PSOL). Brancos e nulos somam 9% e não sabem ou não responderam 4%. A margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos. Covas é o atual prefeito de São Paulo e concorre a reeleição.

2º turno das eleições no Rio de Janeiro

O segundo turno na capital será disputada por Eduardo Paes (DEM) e Marcelo Crivella (Republicanos), atual prefeito do Rio de Janeiro e que está concorrendo à reeleição. O Ibope divulgou, na última quarta-feira (25), a pesquisa com as intenções de votos.

De acordo com o resultado, Crivella seria reeleito com 53% dos votos contra apenas 28% do republicano. Os votos brancos e nulos somam 16% e não sabem ou não responderam 3%.

Como a diferença é bem grande é bem provável que Crivella seja eleito no próximo domingo. A pesquisa foi realizada entre os dia 23 e 25 de novembro com 1.001 eleitores e possui uma margem de erro de 3 pontos percentuais para mais ou para menos.

2º turno em Recife

Uma das disputas mais acirradas irá acontecer na capital de Pernambuco, onde os primos João Campos (PSB) e Marília Arraes (PT) disputam as eleições. O Datafolha divulgou na última quinta-feira (26) a pesquisa com as intenções de votos dos recifenses.

A pesquisa foi realizada entre os dias 24 e 25 de novembro e tem margem de erro de 3 pontos percentuais, para mais ou para menos. De acordo com o resultado, Marília Arraes tem 43% das intenções de votos.

Já seu primo, João, ficou com 40% das intenções. Brancos e nulos somaram 13% e não souberam ou não quiseram responder, 4%.

2º turno em Porto Alegre

O 2º turno em Porto Alegre será disputado por Sebastião Melo (MDB) e Manuela D’Ávila (PC do B). O Ibope divulgou no dia 24 que Sebastião possuí 49% das intenções de votos, contra 24% de Manuela. Os votos brancos e nulos somam 5% e não souberam ou não quiseram responder, 4%.

A pesquisa oi realizada entre os dias 22 e 24 de novembro e contou com 805 entrevistados na capital gaúcha. Assim como as outras pesquisas essa também possui uma margem de erro de 3 pontos percentuais, para mais ou para menos.

2º turno de Vitória

A capital do Espírito Santo será disputada pelo Delegado Pazolini (Republicanos) e João Coser (PT). Segundo a pesquisa do Ibope O Delegado está na frente com 48% das intenções de votos enquanto o petista teve 43%. Brancos e nulos somaram 7% e não sabem ou não responderam 3%.

2º turno de Fortaleza

Em pesquisa do Ibope divulgada na última segunda-feira (23) e realizada entre os dias 21 e 22 de novembro apresentou os seguintes resultados:

  • Sarto (PDT): 53%;
  • Capitão Wagner (PROS): 35%;
  • Branco/Nulo: 9%;
  • Não sabe/ Não Respondeu: 4%.

2º turno em Manaus

O 2º turno será disputado por Davi Almeida (Avante) e Amazonino Mendes (Podemos). Segundo a pesquisa divulgada pelo Ibope no dia 21, o candidato do Avante está na frente com 47% das intenções de votos, contra 32% do seu adversário.

Brancos e nulos somaram 17% e os que não souberam ou não quiseram responder somou 5%. Foram entrevistadas 602 pessoas entre os dias 19 e 21 de novembro. A margem de erro é de 4 pontos percentuais.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Glaucia Alves
Formada em Letras-Inglês pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Atuou na área acadêmica durante 8 anos. Em 2020 começou a trabalhar na equipe do FDR, produzindo conteúdo sobre finanças e carreira, onde já acumula anos de pesquisa e experiência.