Governo decide COMO vai bancar isenção da conta de luz no Amapá; confira

Governo federal anuncia medidas para custear a isenção nas contas de luz do Amapá. Nessa quarta-feira (26), o presidente Jair Bolsonaro assinou a MP que autoriza a não cobrança de energia nas 13 cidades do estado que ficaram em situação de apagão. Para que as distribuidoras não saiam no prejuízo, serão liberados cerca de R$ 80 milhões.   

Governo decide COMO vai bancar isenção da conta de luz no Amapá (Imagem: Google)
Governo decide COMO vai bancar isenção da conta de luz no Amapá (Imagem: Google)

Depois de 22 dias sem acesso à energia elétrica devido a um incêndio em um dos transformadores, os moradores do Amapá tiveram o sistema reestabelecido. No entanto, tendo em vista os prejuízos gerados, gestores estaduais e federais informaram que não haverá cobrança referente ao mês de novembro.  

Dessa forma, para poder minimizar os impactos negativos relacionados as empresas distribuidoras, o governo federal informou que estará concedendo R$ 80 milhões como forma de suprir o valor a ser pago pelo povo.  

A quantia deverá ser endereçada para as distribuidoras ao longo da próxima semana. Segundo Bolsonaro, a decisão foi necessária para evitar uma crise financeira entre as empresas.

Para custear a medida, o ministério da economia utilizará recursos dos cofres da União, sem que estes sejam contabilizados no teto orçamentário previsto para 2020.  

IOF volta a ser taxado  

Outra ação também adotada foi a volta da cobrança por IOF (Imposto sobre Operações de Crédito, Câmbio e Seguro, ou relativas a Títulos ou Valores Mobiliários). Com o covid-19, o governo tinha suspendido as taxações em todo o país. Porém, apenas no Amapá ela passará a ser aplicada. 

Dessa forma, as empresas e também os consumidores deverão ter que prestar conta das tarifas nas próximas cobranças de energia. Isso fará com que, para este grupo, o consumo passe a ser ainda mais caro. É válido ressaltar que, no Amapá é onde há um dos maiores valores aplicados para o mercado elétrico.  

População solicita auxílio  

Mesmo com a distribuição já normalizada, a população vem solicitando que o governo se pronuncie quanto aos prejuízos que a situação gerou.

Pequenos e médios empresários tiveram seus negócios danificados e aguardam uma posição para que haja uma ação de recuperação econômica.  

Até o momento, nenhuma iniciativa foi divulgada, exceto especulações de saques do FGTS feitas pelo ministro Paulo Guedes. 

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.