Um dos assuntos que mais mexem com a população principalmente próximo das eleições é o aumento do Imposto Predial e Territorial Urbano, o IPTU. Sabendo disso, os candidatos a prefeitura do Rio de Janeiro (RJ) Marcelo Crivella e Eduardo Paes já prometem diminuir o valor do tributo no próximo ano.
No último sábado (21), Marcelo Crivella que disputa a reeleição esteve nos bairros da zona oeste da cidade em uma carreata e prometeu recuperar a economia que foi fortemente abalada pela pandemia.
O candidato elaborou um pacote de medidas para reaquecer a economia e voltar a gerar empregos que foram perdidos.
“Espero que a Câmara aprove o mais rapidamente possível porque é imprescindível socorrer o carioca que tanto sofreu nesse período da pandemia”, disse Crivella.
O plano de Crivella é reduzir o valor do IPTU oferecendo descontos em duas etapas. O pacote de medidas também engloba também a moratória das dívidas a todo o comércio que ficou fechado, com proposta de pagamento em 12 parcelas, sem multas e sem juros, ao longo de 2021.
“É uma obrigação que tenho com o povo dessa cidade. Ajudar de todas as maneiras possíveis para reerguer seus pequenos negócios e voltar a aquecer a economia”, afirmou.
Já o candidato Eduardo Paes caminhou pelo bairro Quintino que fica na Zona Norte e também se comprometeu com a redução do valor do IPTU em especial nas zonas Norte e Oeste.
“Nós vamos revisar e baixar esse iptu, principalmente para o pessoal da zona norte e da zona oeste. O que você tem aqui é um absurdo. As pessoas numa crise, num momento de desemprego, você aumentar o IPTU das pessoas”, prometeu Paes.
O candidato também falou sobre as Clínicas da Família e disse que recebeu reclamações a respeito da necessidade de recuperação das unidades.
“Aqui em Quintino, como em boa parte do subúrbio carioca, da zona norte, o que a gente tem é muita reclamação em relação a abandono das clínicas da família, falta de médicos. Eu quero reafirmar aqui o meu compromisso e recuperar as clínicas da família. Readmitir todos os médicos, enfermeiros e equipes de agentes de saúde que foram demitidos”, finalizou.