IPTU 2021: Moradores de Franca-SP pagarão 4,7% a mais no tributo próximo ano

Para 2021, os moradores de Franca-SP terão um reajuste no pagamento do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU). O aumento será de 4,7%. A Prefeitura do município entregará os carnês com os boletos na primeira quinzena de janeiro.

Moradores de Franca-SP pagarão 4,7% a mais no IPTU de 2021
Moradores de Franca-SP pagarão 4,7% a mais no IPTU de 2021 (Imagem: Divulgação/Prefeitura de Franca)

O valor possui o reajuste conforme o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) acumulado entre novembro do ano passado e outubro deste ano. Com relação ao desconto para quem pagar à vista, ainda não houve divulgação sobre o valor.

O prêmio “IPTU em Dia” será mantido para o imposto de 2021. O sorteio acontece no mês de março. O valor para o período no ano que vem será de R$ 64,7 mil.

Redução e isenção do IPTU

Os moradores de Franca ainda poderão solicitar a redução ou isenção do imposto até dezembro. A isenção será possível para os aposentados e pensionistas do INSS ou ser um cidadão ou casal com deficiência.

Além disso, a renda familiar não poderá passar de R$ 2.164. O prazo para este benefício será até o último dia útil do ano, mediante envio da documentação requerida.

No caso da redução do IPTU, todos os cidadãos que moram no imóvel declarado em documento poderão solicitar a redução de 10%. Para isso, a documentação precisa ser enviada até o dia 10 de dezembro.

O contribuinte terá algumas opções para realizar o pedido de redução e isenção do imposto. As possibilidades são pela Central de Atendimento, pelo site oficial e pelos postos do Prefeitura Perto de Você. Neste caso, há seis locais separados para atender a população de regiões diferentes. Confira:

  • Região Norte: Escola Profª Sueli Contini Martins – Jardim Tropical, e Escola Profº Florestan Fernandes – Jardim Vera Cruz;
  • Região Sul: Escola Profº Paulo Freire – Jardim Aviação
  • Região Leste: Escola Profº César Augusto – Jardim Brasilândia
  • Região Oeste: Escola Profº Dorotea Paulino Ferro – Jardim Paulo Archetti
  • Região Central: AERF – Associação dos Arquitetos e Engenheiros da Região de Franca – Vila Santa Rita.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Silvio Suehiro
Silvio Suehiro possui formação em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC). Atualmente, dedica-se à produção de textos para as áreas de economia, finanças e investimentos.