Ao contrário da decisão de grandes instituições financeiras globais em realizar fusões bancárias, o Santander está em busca de realizar expansão digital. Na última terça-feira (17), a presidente do conselho do banco, Ana Botín, afirmou que a instituição espanhola não está a ponto de participar de nenhuma consolidação bancária tradicional.
Em um painel no Bloomberg New Economy Forum, a representante do Banco Snatander, também alegou não acreditar que a onda de fusão bancária seja a melhor decisão no momento para a instituição.
“É muito mais provável que continuemos comprando plataformas de tecnologia ou aquisições complementares”, indica. Na semana passada, enquanto o Banco de Sabadell e o Banco Cilbao Vizcaya realizaram uma fusão, o Santander efetuou a aquisição de ativos tecnológicos que pertenciam à Wirecard.
Esta decisão tem ido de encontro ao que executivos de bancos e autoridades de política monetária na Europa esperam. A busca tem sido de consolidação do setor. Pelo lado do Santander, aconteceu o processo de união do banco digital Openbank com a operação de financiamento ao consumidor.
Apesar da decisão do banco espanhol, o diretor-geral da GVC Gaesco, Jaime Puig, argumenta que o Santander cometeu um erro. Ele ressalta que não recusaria a oportunidade por ser a última onda de fusões de bancos.
Santander no Brasil
Recentemente, o Santander Brasil tem anunciado algumas medidas para a integração tecnológica aos clientes no país. No início deste mês, o banco anunciou o lançamento de um serviço de rastreamento online de pagamentos e recebimentos internacionais.
Com isso, os clientes poderão acompanhar, em tempo real, todo o processo das transações financeiras no exterior. Esta ação tem a disponibilidade de forma autônoma e gratuita.
A head da área de Global Trade Services (GTS) do Santander Brasil, Vanessa Basseto, afirma que a nova funcionalidade faz parte da missão a instituição em dar total transparência aos clientes empreendedores.
Além disso, poderá “garantir agilidade para seus negócios e agregar mais uma ferramenta para ajudá-lo em sua internacionalização”, continua.
Neste ano, Santander tem concentrado grandes esforços para se integrar ao novo serviço de pagamento no país, o PIX. Com o nome de SX, o banco no país lançou a solução financeira que utiliza este novo recurso do Banco Central.
Por meio deste sistema, as pessoas poderão realizar as transações financeira de forma mais prática e com menos custo. O PIX também tem o diferencial de funcionar de forma ininterrupta, durante todos os dias da semana.