Santander busca expansão digital prometendo ESTAS novidades aos clientes

Ao contrário da decisão de grandes instituições financeiras globais em realizar fusões bancárias, o Santander está em busca de realizar expansão digital. Na última terça-feira (17), a presidente do conselho do banco, Ana Botín, afirmou que a instituição espanhola não está a ponto de participar de nenhuma consolidação bancária tradicional.

Banco Santander busca expansão digital com decisões opostas às grandes instituições globais
Banco Santander busca expansão digital com decisões opostas às grandes instituições globais (Imagem: Divulgação/Santander)

Em um painel no Bloomberg New Economy Forum, a representante do Banco Snatander, também alegou não acreditar que a onda de fusão bancária seja a melhor decisão no momento para a instituição.

“É muito mais provável que continuemos comprando plataformas de tecnologia ou aquisições complementares”, indica. Na semana passada, enquanto o Banco de Sabadell e o Banco Cilbao Vizcaya realizaram uma fusão, o Santander efetuou a aquisição de ativos tecnológicos que pertenciam à Wirecard.

Esta decisão tem ido de encontro ao que executivos de bancos e autoridades de política monetária na Europa esperam. A busca tem sido de consolidação do setor. Pelo lado do Santander, aconteceu o processo de união do banco digital Openbank com a operação de financiamento ao consumidor.

Apesar da decisão do banco espanhol, o diretor-geral da GVC Gaesco, Jaime Puig, argumenta que o Santander cometeu um erro. Ele ressalta que não recusaria a oportunidade por ser a última onda de fusões de bancos.

Santander no Brasil

Recentemente, o Santander Brasil tem anunciado algumas medidas para a integração tecnológica aos clientes no país. No início deste mês, o banco anunciou o lançamento de um serviço de rastreamento online de pagamentos e recebimentos internacionais.

Com isso, os clientes poderão acompanhar, em tempo real, todo o processo das transações financeiras no exterior. Esta ação tem a disponibilidade de forma autônoma e gratuita.

A head da área de Global Trade Services (GTS) do Santander Brasil, Vanessa Basseto, afirma que a nova funcionalidade faz parte da missão a instituição em dar total transparência aos clientes empreendedores.

Além disso, poderá “garantir agilidade para seus negócios e agregar mais uma ferramenta para ajudá-lo em sua internacionalização”, continua.

Neste ano, Santander tem concentrado grandes esforços para se integrar ao novo serviço de pagamento no país, o PIX. Com o nome de SX, o banco no país lançou a solução financeira que utiliza este novo recurso do Banco Central.

Por meio deste sistema, as pessoas poderão realizar as transações financeira de forma mais prática e com menos custo. O PIX também tem o diferencial de funcionar de forma ininterrupta, durante todos os dias da semana.

Silvio Suehiro
Silvio Suehiro possui formação em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC). Atualmente, dedica-se à produção de textos para as áreas de economia, finanças e investimentos.