Auxílio emergencial, Pronampe e BEm acabarão NESTA data; entenda os reflexos do fim destes programas

Governo federal deverá decretar o fim dos benefícios para auxiliar os brasileiros durante a pandemia do novo coronavírus. O ano novo está cada vez mais próximo, o que significa que será encerrado o período de calamidade pública decretado desde a chegada do covid-19. Com isso, a União precisará reorganizar suas finanças, tendo em vista que o orçamento de programas como o auxílio emergencial e o BEm serão finalizados.   

Auxílio emergencial, Pronampe e BEm acabarão NESTA data; entenda os reflexos do fim destes programas (Imagem: Reprodução/PR)
Auxílio emergencial, Pronampe e BEm acabarão NESTA data; entenda os reflexos do fim destes programas (Imagem: Reprodução/PR)

Para poder administrar a crise do covid-19, o governo precisou decretar estado de calamidade pública.

A partir de tal determinação, fica aprovado em Lei usar valores orçamentários maior que o previsto pela LOA validada no início do ano.

No entanto, com o fim do decreto, o auxílio emergencialBEm e demais pagamentos sociais serão cancelados em 31 de dezembro.  

O fim dos programas ocorrerá, segundo o governo, sob a justificativa de que não há mais recurso em caixa.

O intitulado Orçamento de Guerra, que gerou cerca de R$ 577 bilhões em despesas, está sendo finalizado e até o momento não foi encontrada uma nova forma de administrar as folhas de pagamento dos benefícios.  

Quais projetos serão cancelados?

Caso o governo não faça uma nova política de verbas, a previsão é de que no dia 31 de dezembro sejam encerrados uma série de programas sociais de contenção de crise. Entre eles estão: 

Questionado sobre a nova manutenção financeira, o ministro da economia, Paulo Guedes, afirmou que ainda não é possível liberar uma previsão para 2021.

De acordo com ele, a verba pública ficará inviabilizada com o fim do estado de calamidade, sendo necessário criar um novo teto de gastos para fazer a manutenção dos projetos.  

Espera-se que até a primeira semana de dezembro uma solução seja liberada. Até lá, a data de vencimento das pautas permanece em 31 de dezembro. 

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.