Guedes faz declaração surpreendente sobre desemprego no Brasil; confira

Em tempos de desempregos em massa, ministro da economia justifica números fazendo comparativos com gestões passadas. Nessa semana, Paulo Guedes e pronunciou sobre a quantidade de trabalhadores demitidos ao longo da pandemia do covid-19. Com o registro de perda de 300 mil empregos formais, o representante alegou que o número ainda assim era menor que na gestão Dilma. 

Guedes faz declaração surpreendente sobre desemprego no Brasil; confira (Imagem: Reprodução/PR)
Guedes faz declaração surpreendente sobre desemprego no Brasil; confira (Imagem: Reprodução/PR)

Desde o mês de março o Brasil vem vivenciando os efeitos do novo coronavírus. Além do grande número de infectados e mortes, outro ponto em alarme é o desemprego.

Milhares de marcas e pequenos negócios foram fechados. Medidas foram aprovadas pelo governo para legitimar o desemprego.  

Com a chegada do fim do ano, cada vez mais se cobra da gestão federal um posicionamento quanto ao atual cenário. Projeções para o futuro, esperanças de melhoria, ações de incentivo a contratações, entre outras medidas estão sendo exigidas. 

Disputa política  

Em resposta, o ministério da economia não tem muito a dizer. Até o momento não foram liberadas medidas para fomentar o mercado de trabalho em 2021, mas Paulo Guedes justifica afirmando que o atual cenário ainda é menos negativo que em 2015/2016.  

Em entrevista para demais representantes econômicos o ministro relembrou o governo Dilma, afirmando que na época de alteração dos impostos foram registrados cerca de 1,3 milhões de brasileiros demitidos.  

“Na maior crise global, nós podemos terminar o ano com um terço ou um quarto dos empregos que foram perdidos nas recessões auto-impostas“, disse, referindo-se ao governo da ex-presidente Dilma Rousseff.  

Ele explicou ainda que nessa época, lá em 2015, haviam sido desativadas cercas de 650 contratações. Já em 2016 o número foi para 687 e novos 550 posteriormente. Ou seja, há 5 anos atrás o país demitida mais do que o apurado de 300 mil registrado apenas nos últimos 6 meses.  

Comparação com o mercado americano  

O gestor ainda fez uma comparação com o mercado de trabalho do EUA, afirmando que lá a perda foi de 30 milhões de empregos

Questionado sobre as ações de seu governo, ele garantiu que há eficácia na administração da crise, alegando que o Brasil vem enfrentando o covid de maneira que considera ser bem razoável. 

Eduarda AndradeEduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.