Fim do Renda Cidadã promete transformar investimentos para o Bolsa Família em 2021

Governo federal decide suspender o Renda Cidadã e novo Bolsa Família deverá ser criado. Na última semana, o ministro da economia, Paulo Guedes, falou sobre as dificuldades de criar um projeto social. De acordo com ele, a avaliação das propostas do RC será temporariamente suspensa e outros investimentos passarão a ser estudados para turbinar o BF. 

Fim do Renda Cidadã promete transformar investimentos para o Bolsa Família em 2021 (Imagem: Reprodução Google)
Fim do Renda Cidadã promete transformar investimentos para o Bolsa Família em 2021 (Imagem: Reprodução Google)

A criação do Renda Cidadã vem sendo debatida desde o começo de outubro, mas até o momento o governo não obteve sucesso em sua implementação.

Entre as maiores dificuldades está a falta de recursos necessários para custear a nova folha de pagamento, que contaria com um número maior de contemplados em comparação com o Bolsa Família 

Investimentos no Bolsa Família 

Diante dos impasses políticos e administrativos, Guedes informou que não descarta a possibilidade de turbinar o Bolsa Família. Segundo o ministro, a reformulação do atual projeto já implementado custaria menos para a gestão pública.

Ele explicou que sua equipe vem trabalhando a possibilidade de aumentar o número de contemplados. 

A ideia inicial é que cerca de 2 milhões de inscritos no auxílio emergencial passem a fazer parte da folha orçamentária. Além disso, os ministérios da economia e da cidadania atuam juntos para avaliar outras formas de levantar recursos para a manutenção do programa.  

Espera-se que sejam contabilizados cerca de R$ 38 bilhões para gerir a pauta em 2021. A quantia pode ainda ser amplificada, caso o governo consiga fazer novas transferências de recursos.  

Novo imposto  

Como sugestão para arrecadar financiamento, Guedes sugeriu a criação de um novo imposto. A cobrança seria aplicada por meio das transações financeiras digitais, sendo aplicados nas TED’s eletrônicas valores a cada transação.  

O vice-presidente, Hamilton Mourão, já acatou a proposta e disse que se trata da única alternativa possível diante do atual momento de crise. Ele reforçou ainda que com as despesas geradas pelo auxílio emergencial, o poder público precisará passar por uma revisão orçamentária para reorganizar as contas.  

É válido ressaltar que todas as propostas apresentadas até o momento poderão ser modificadas mediante os desdobramentos políticos. O presidente Jair Bolsonaro já informou que só deverá definir sobre o Bolsa Família quando for encerrada a votação do segundo turno. 

 

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.