Sacou FGTS emergencial? Veja CINCO dicas para usar melhor seu dinheiro

Trabalhadores com acesso ao saque emergencial do FGTS utilizam quantia para reorganizar suas contas. Liberado desde o mês de julho, o benefício tem sido visto por muitos como uma forma de administrar a vida financeira diante da crise do novo coronavírus. Há quem opte por quitar débitos e outros que aproveitam a oportunidade para fazer investimentos. 

Sacou FGTS emergencial? Veja CINCO dicas para usar melhor seu dinheiro (Imagem: Google)
Sacou FGTS emergencial? Veja CINCO dicas para usar melhor seu dinheiro (Imagem: Google)

O saque emergencial pelo FGTS foi liberado pelo governo Bolsonaro como uma forma de reduzir os impactos econômicos do novo coronavírus. Cada cidadão tem direito de tirar até R$ 1.045 de seus fundos de garantia, podendo somar o valor entre as contas ativas e inativas. 

Com seu cronograma de saque já concluído em novembro, há ainda muita gente em dúvida sobre como utilizar o benefício.  

Dicas para gastar o FGTS de forma consciente  

Priorize débitos em aberto 

A primeira coisa que deve ser feita é pagar as contas já vencidas para assim evitar um prolongamento de juros. Nesse caso, fala uma lista de prioridades quanto aos boletos que devem ser quitados, dando preferência a aqueles como contas de energia, água e internet.  

Organize as faturas de seus cartões 

Uma vez em que você recebeu uma quantia extra, evite a utilização do cartão de crédito. Isso evitará com que você use o valor do FGTS emergencial e ainda assim crie novos débitos que deverão ser pagos posteriormente já sem a liberação do benefício.  

Mantenha itens básicos em sua casa  

Com o fim do ano mais próximo, o valor do benefício pode te ajudar ainda a organizar sua feira de fim de ano e tornar a ceia natalina mais fasta. Nesse caso, faça pesquisa de preço para priorizar os produtos mais baratos e assim garantir uma maior variedade.  

Evite compras supérfluas 

Tendo em vista que há uma crise econômica afetando todo o país, é necessário poupar dinheiro. Dessa forma, mesmo que deseje ir as compras, fique atento as reais necessidades para que você não gaste todo o benefício e permaneça no vermelho.  

Poupe 

Por fim, economize! Não tendo necessidade de gastar o valor recebido, deixe-o reservado em sua conta para que mais a frente ele possa ser utilizado quando preciso. Compras escolares virão logo em breve e seu FGTS pode ser uma ótima forma de reduzir a pancada.  

Calendário de saque do FGTS emergencial

Mês de nascimento  Crédito em conta poupança  Saque ou transferência 
Janeiro  29 de junho  25 de julho 
Fevereiro  6 de julho  8 de agosto 
Março  13 de julho  22 de agosto 
Abril  20 de julho  5 de setembro 
Maio  27 de julho  19 de setembro 
Junho  3 de agosto  3 de outubro 
Julho  10 de agosto  17 de outubro 
Agosto  24 de agosto  17 de outubro 
Setembro  31 de agosto  31 de outubro 
Outubro  8 de setembro  31 de outubro 
Novembro  14 de setembro  14 de novembro 
Dezembro  21 de setembro  14 de novembro 

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Eduarda Andrade
Maria Eduarda Andrade é mestranda em ciências da linguagem na Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo pela mesma instituição. Enquanto pesquisadora, atua na área de políticas públicas, economia criativa e linguística, com foco na Análise Crítica do Discurso. No mercado de trabalho, passou por veículo impresso, sendo repórter do Diario de Pernambuco, além de assessorar marcas nacionais como Devassa, Heineken, Algar Telecom e o Grupo Pão de Açúcar. Atualmente, dedica-se à redação do portal FDR, onde já acumula anos de experiência e pesquisas sobre economia popular e direitos sociais.