Sacou FGTS emergencial? Veja CINCO dicas para usar melhor seu dinheiro

Trabalhadores com acesso ao saque emergencial do FGTS utilizam quantia para reorganizar suas contas. Liberado desde o mês de julho, o benefício tem sido visto por muitos como uma forma de administrar a vida financeira diante da crise do novo coronavírus. Há quem opte por quitar débitos e outros que aproveitam a oportunidade para fazer investimentos. 

Sacou FGTS emergencial? Veja CINCO dicas para usar melhor seu dinheiro (Imagem: Google)
Sacou FGTS emergencial? Veja CINCO dicas para usar melhor seu dinheiro (Imagem: Google)
publicidade

O saque emergencial pelo FGTS foi liberado pelo governo Bolsonaro como uma forma de reduzir os impactos econômicos do novo coronavírus. Cada cidadão tem direito de tirar até R$ 1.045 de seus fundos de garantia, podendo somar o valor entre as contas ativas e inativas. 

Com seu cronograma de saque já concluído em novembro, há ainda muita gente em dúvida sobre como utilizar o benefício.  

Dicas para gastar o FGTS de forma consciente  

Priorize débitos em aberto 

A primeira coisa que deve ser feita é pagar as contas já vencidas para assim evitar um prolongamento de juros. Nesse caso, fala uma lista de prioridades quanto aos boletos que devem ser quitados, dando preferência a aqueles como contas de energia, água e internet.  

Organize as faturas de seus cartões 

Uma vez em que você recebeu uma quantia extra, evite a utilização do cartão de crédito. Isso evitará com que você use o valor do FGTS emergencial e ainda assim crie novos débitos que deverão ser pagos posteriormente já sem a liberação do benefício.  

Mantenha itens básicos em sua casa  

Com o fim do ano mais próximo, o valor do benefício pode te ajudar ainda a organizar sua feira de fim de ano e tornar a ceia natalina mais fasta. Nesse caso, faça pesquisa de preço para priorizar os produtos mais baratos e assim garantir uma maior variedade.  

Evite compras supérfluas 

Tendo em vista que há uma crise econômica afetando todo o país, é necessário poupar dinheiro. Dessa forma, mesmo que deseje ir as compras, fique atento as reais necessidades para que você não gaste todo o benefício e permaneça no vermelho.  

Poupe 

Por fim, economize! Não tendo necessidade de gastar o valor recebido, deixe-o reservado em sua conta para que mais a frente ele possa ser utilizado quando preciso. Compras escolares virão logo em breve e seu FGTS pode ser uma ótima forma de reduzir a pancada.  

Calendário de saque do FGTS emergencial

Mês de nascimento Crédito em conta poupança Saque ou transferência 
Janeiro 29 de junho 25 de julho 
Fevereiro 6 de julho 8 de agosto 
Março 13 de julho 22 de agosto 
Abril 20 de julho 5 de setembro 
Maio 27 de julho 19 de setembro 
Junho 3 de agosto 3 de outubro 
Julho 10 de agosto 17 de outubro 
Agosto 24 de agosto 17 de outubro 
Setembro 31 de agosto 31 de outubro 
Outubro 8 de setembro 31 de outubro 
Novembro 14 de setembro 14 de novembro 
Dezembro 21 de setembro 14 de novembro 

Eduarda AndradeEduarda Andrade
Maria Eduarda Andrade é mestranda em ciências da linguagem na Universidade Católica de Pernambuco e formada em Jornalismo pela mesma instituição. Enquanto pesquisadora, atua na área de políticas públicas, economia criativa e linguagens. No mercado de trabalho, já passou por veículo impresso, sendo repórter do Diario de Pernambuco, além de ter assessorado marcas nacionais como a Devassa, Heineken, Algar Telecom e o Grupo Pão de Açúcar. Atualmente, dedica-se à redação do portal FDR.