Feriado da Consciência Negra: O que funciona no Rio e em São Paulo?

Nesta sexta-feira (20) é comemorado o Dia da Consciência Negra. No entanto, não são todos os estados que aderem ao feriado. As cidades de São Paulo e Rio de Janeiro, por exemplo, definiram novas regras neste ano.

Feriado da Consciência Negra: O que funciona no Rio e em São Paulo?
Feriado da Consciência Negra: O que funciona no Rio e em São Paulo? (Foto: Google)

Neste ano, a capital paulista vai ter um dia útil normal. Já a capital fluminense terá o feriado que faz parte do calendário do estado.

Isso vai acontecer, pois São Paulo antecipou o feriado por conta da pandemia causada pelo novo coronavírus. 

Naquele momento, o objetivo do governo era de ampliar os índices de isolamento social na capital e evitar que o vírus se espalhasse podendo causar um colapso no sistema de saúde público da cidade.

São Paulo

Por não ter feriado nesta sexta-feira, os bancos da capital paulista vão funcionar normalmente. 

O comércio também vai continuar com o seu regulamento, o Sindicato dos Lojistas do Comércio de São Paulo (Sindilojas-SP) emitiu um comunicado para lembrar que  por conta da antecipação do feriado em maio, hoje será um dia normal de trabalho para os funcionários.

O rodízio municipal continua valendo na capital para placas finais 9 e 0 das 7h às 10h e das 17h às 20h. 

A Zona de Máxima Restrição à Circulação de Caminhões (ZMRC) e a Zona de Máxima Restrição à Circulação de Fretamento (ZMRF) também estão mantidas.

A Zona Azul continua vigente em toda a cidade, com exceção em um raio de 300 metros de unidades de saúde, como hospitais, ambulatórios, UBS, UPA, AMA, pronto-socorro, entre outros estabelecimentos que prestem atendimentos de urgência e emergência.

Já no transporte público, a frota vai continuar sendo a mesma disponível nos dias úteis.

Funcionamento do Correios no feriado 

As agências estarão abertas, só não não terá atendimento nas agências em que os municípios anteciparam o feriado.

Fundação PRÓ-SANGUE 

Posto Clínicas 

O funcionamento será das 8h às 18h na sexta-feira. O endereço é Avenida Dr. Enéas Carvalho de Aguiar, 155. 

Posto Regional de Osasco 

O funcionamento será das 8h às 16h30 na sexta-feira. O endereço é Rua Ari Barroso, 355 – Presidente Altino – Osasco. 

Posto Mandaqui 

O funcionamento será das 8h às 16h30 na sexta-feira. O endereço é Rua Voluntários da Pátria, 4227 – Mandaqui. Posto Dante Pazzanese 

O funcionamento na será das 8h às 13h na sexta-feira. O endereço é Avenida Dr. Dante Pazzanese, 500 – Ibirapuera.

Rio de Janeiro

A cidade vai ter feriado, por conta disso, os bancos não devem abrir hoje. No comércio, as lojas podem abrir, de acordo com a convenção coletiva de trabalho que foi acordado entre o Sindicato dos Lojistas do Comércio do Município do Rio de Janeiro (SindilojasRio) e o Sindicato dos Comerciários do Rio de Janeiro.

Os servidores estaduais e municipais não trabalharão, a não ser os de serviços considerados essenciais, como policiais, bombeiros e servidores da saúde.

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Jheniffer Freitas
Jheniffer Aparecida Corrêa Freitas é formada em Jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes. Atuou como assessora de imprensa da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo e da Secretarial Estadual da Saúde de São Paulo. Há dois anos é redatora do portal FDR, onde acumula bastante experiência em produção de notícias sobre economia popular e finanças.