Atualmente, o país tem passado por uma das maiores crises econômicas dos últimos anos. Como consequência, diversas pessoas passam por dificuldades para quitar as dívidas. Diante de tantos boletos a serem pagos, algumas ações precisam ser tomadas. Confira dicas para te ajudar a organizar as finanças e não se endividar.
Um grande equívoco pelas pessoas é não diferenciar os planos das ações que podem acontecer na realidade. Ao realizar alguma compra, o consumidor acredita que parte do salário será suficiente para quitar a dívida. No entanto, alguns fatores podem mudar o cenário.
Segundo o especialista em planejamento financeiro e gestão de risco, Yuri Utida, ressalta que as pessoas sabem como devem agir em diversas situações do cotidiano, mas os imprevistos, os vícios e necessidades distanciam as pessoas da realidade.
Diante de uma realidade de crise agravada no Brasil, muitas pessoas estão passando por desemprego. Além disso, cortes no salário e gastos com outros imprevistos podem ocorrer. Com isso, o valor, anteriormente planejado, pode ser insuficiente para pagar as dívidas feitas.
Outro ponto levantado se refere à dificuldade de consumidores que não querem deixar de consumir coisas paralelas, como o gasto com TV por assinatura e algum alimento no final de semana.
Diante disso, a pessoa precisa avaliar o que não abre mão e quais seriam os sacrifícios que a mesma estaria disposta a realizar. O planejamento financeiro inclui esses aspectos de princípios de cada um.
Para lidar essa dificuldade, o especialista aconselha a encontrar um equilíbrio entre a meta e a sustentabilidade das ações.
Cuidados durante a pandemia
O economista e sócio da G2W Investimentos, Ciro Almeida, afirmou à OAB/DF que o impacto da pandemia se agravou pela falta de uma cultura de educação financeira. Por isso, ele acredita que as pessoas devem procurar se capacitar para que consigam a independência financeira.
O fluxo de entrada e saída de dinheiro, sem realizar uma poupança, deve ser evitado. O dinheiro a ser investido deve ser planejado, com a monetização dos objetivos, conforme o prazo.
Além do cuidado financeiro, o especialista destaca o cuidado emocional. Essa medida pode proporcionar mais calma para tomar as decisões. A busca por um profissional financeiro é uma opção para auxiliar a planejar e obter a independência financeira.