Black Friday: Dicas preciosas para não ter dor de cabeça com o cartão de crédito em meio às promoções

Durante a pandemia, o comércio mundial tem demonstrado dificuldades para manter as compras em alta. Com o e-commerce, o mercado tem registrado resultados positivos. Com a chegada da Black Friday, diversas ofertas estarão sendo ofertadas para os clientes comprarem em meios físicos e virtuais. Confira como estar preparado para o evento ao realizar compras pelo cartão de crédito.

Black Friday: Confira dicas para evitar problemas com o cartão de crédito durante a Black Friday
Black Friday: Confira dicas para evitar problemas com o cartão de crédito durante a Black Friday (Imagem: Karolina Grabowska/Pexels)

O uso do cartão de crédito tem sido uma das formas mais utilizadas pelo brasileiro ao realizar uma compra. Com a facilidade de poder quitar um valor maior em prestações, muitos utilizam este meio. No entanto, alguns cuidados precisam ser tomados.

Prefira o pagamento à vista

Apesar da possibilidade de poder pagar um produto em mais tempo, o uso do cartão de crédito tende a cobrar juros ao longo das prestações. Caso uma pessoa tenha o valor integral durante eventos como a Black Friday, opte pelo pagamento na hora.

Um dos grandes riscos de utilizar essa modalidade de pagamento é de não ter dinheiro suficiente futuramente. Se um pagamento não for feito no prazo estipulado, os juros serão ainda maiores.

Outra opção para realizar no momento da compra seria de comprar parcelado, mas com poucas prestações. Quanto antes se livrar da dívida, mais fácil ficará para se organizar para outras despesas.

Evite o pagamento mínimo da fatura

Esta forma de pagamento costuma ser utilizado por quem não possui o valor integral e não quer ficar inadimplente. Apesar de parecer solucionar o problema de início, pode ser bastante inviável no longo prazo.

Se programe antes da compra

No caso da Black Friday, por exemplo, o consumidor ainda tem alguns dias para se preparar — o evento acontecerá dia 27 de novembro. Dessa forma, a pessoa já pode estudar sobre as empresas e o preço médio. Com isso, poderá aproveitar os produtos mais viáveis e, assim, evitar as compras por impulso.

Outro ponto a se considerar é o planejamento financeiro. Para evitar problemas decorrentes do cartão de crédito, o cliente precisa ter em mente quanto de dinheiro terá disponível para gastar. Ao realizar o cálculo da quantia disponível, ficará mais fácil de aproveitar o evento sem prejudicar as finanças pessoais.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Silvio Suehiro
Silvio Suehiro possui formação em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC). Atualmente, dedica-se à produção de textos para as áreas de economia, finanças e investimentos.