Black Friday 2020 acende alerta sobre perigo nas compras via internet; como se proteger?

Black Friday 2020 promete um grande número de compras na internet. Com as necessidades de isolamento social e riscos de contaminação pelo novo coronavírus, espera-se que a maior sexta-feira de compras do ano, marcada para o próximo dia 27, movimente milhares de internautas. Pesquisas revelam que grande parte dos consumidores deverão aderir as plataformas digitais para poder aproveitar os descontos. 

Black Friday 2020 acende alerta sobre perigo nas compras via internet; como se proteger? (Imagem: Google)
Black Friday 2020 acende alerta sobre perigo nas compras via internet; como se proteger? (Imagem: Google)

A primeira coisa que o comprador deve saber é que há milhares de falsos sites querendo utilizar a Black Friday como oportunidade para a aplicação de golpes.

Desse modo, é sempre importante verificar a credibilidade do portal onde está conectado, priorizando aqueles que possuam maior relevância no mercado.  

Atenção ao cadastramento 

Há muita gente que prefere finalizar as compras utilizando seus cartões de crédito. Nesse caso, fique sempre de olho para recusar as opções de arquivamento de seus dados.

Ao aprovar que um determinado site deixe registrado suas informações, você automaticamente permite que possíveis hackers e usuários consigam ter acesso a eles e assim pode ser vítima de fraudes.  

Cuidado com suas plataformas de acesso 

Para quem for fazer compras pelo computador, uma dica importante é ter um antivírus instalado. A ferramenta pode detectar possíveis fraudes e assim lhe emitir um alerta a respeito.

Já para quem for acessar pelo smartphone, é importante evitar links de whatsapp e demais redes sociais. Isso porque, parte significativa desse material é cheio de vírus e tem como finalidade roubar os dados dos usuários.  

Pesquisa de preço nunca é demais 

Nem sempre todo grande desconto é positivo. Para valores muito diferentes da média do mercado, desconfie, pois pode significar problemas no produto, falha nas políticas de entrega ou até mesmo uma fraude.

Faça sempre uma busca em mais de um portal sobre o produto que deseja adquirir e assim você terá uma noção quanto as ofertas disponíveis.  

Salve os comprovantes  

Por fim, acompanhe sempre o registro final dos comprovantes e lembre de registra-los todos em seu banco de dados. Para marcas que geram o e-mail automático, deixe o envio registrado como favorito.

Em caso de sites que a validação da compra fica retido no mesmo, você pode fazer prints e guardar a imagem. Na última situação, certifique-se de exibir o dia e horário de efetuação da compra. 

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.