CNC projeta lucro recorde de R$3,74 bilhões para o varejo na Black Friday 2020

A Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) estima que o comércio varejista irá movimentar um recorde de R$3,74 bilhões em vendas na campanha de promoções da Black Friday em 2020.

CNC projeta lucro recorde de R$3,74 bilhões para o varejo na Black Friday 2020
CNC projeta lucro recorde de R$3,74 bilhões para o varejo na Black Friday 2020 (Foto: Google)

Caso seja confirmado, o faturamento será 6% maior que o dessa temporada de liquidações do ano anterior, quando somou R$3,67 bilhões. Descontada a inflação do período, as vendas terão aumento real de 1,8% em comparação ao mesmo período de 2020.

“Será a primeira data do varejo a registrar crescimento este ano, pelo menos até agora. Desde a Páscoa até o Dia das Crianças, todas as datas comemorativas registraram queda nas vendas”, apontou o economista Fabio Bentes, responsável pelo cálculo da CNC.

O volume vendido pelo comércio eletrônico registrou um avanço de 61,4% na campanha de promoções da Black Friday de 2020, enquanto as lojas físicas venderam 1,1% a mais. Porém, as vendas online incentivadas pela data devem ficar em cerca de R$400 milhões, enquanto os R$3,34 bilhões restantes serão arrecadados em lojas físicas.

“O peso da loja física ainda é muito maior que o do e-commerce. As vendas online cresceram muito nos últimos meses, mas a gente estima que a participação do comércio eletrônico no varejo esteja em torno de 8%”, justificou Bentes.

Nova onda de contaminação do coronavírus

O levantamento considera que a nova onda de contaminações da pandemia do Covid-19 no Brasil não resulta no fechamento de estabelecimentos comerciais até a data especial de promoções.

Caso as medidas de restrição à disseminação do Covid-19 sejam novamente impostas nas próximas semanas, a projeção da CNC para uma aumento de 2,2% nas vendas do Natal de 2020 em comparação ao de 2019 pode ser ameaçada.

“As medidas restritivas que estão sendo consideradas neste momento ainda não foram implementadas, e a Black Friday já é na semana que vem. Então acho que isso não atrapalhará tanto o varejo físico neste momento, porque elas ainda serão anunciadas. Se tiver piora na situação da pandemia, aí sim o Natal pode ser afetado por essas novas restrições”, disse Fabio Bentes.

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