Nesta segunda-feira (16), o Departamento Estadual de Trânsito de Roraima (Detran-RR) anunciou a abertura do processo de cadastro para participar do CNH Cidadã. Por meio deste programa, pessoas de baixa renda poderão obter a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) de forma gratuita. Serão 400 vagas ao ano ofertadas à população do estado.
Para participar, os interessados devem acessar o site do Detran-RR. Na página inicial, basta clicar na opção “Habilitação-CNH”. Em seguida, será preciso selecionar “CNH Cidadã”. Por fim, a opção “Solicitar CNH Cidadã” aparecerá para ter acesso às informações necessárias para realizar a ação.
O órgão do estado ressalta que as informações oferecidas no formulário de inscrição são de total responsabilidade do candidato. Com isso, a pessoa deve verificar os dados previamente. Será permitida apenas uma mudança durante o período de inscrição.
Assim que houver a seleção dos candidatos com as inscrições validadas, a relação das pessoas será disponibilizada no site do órgão. Da mesma fora, os detalhes da convocação estarão indicados no site do Detran.
As informações dessa etapa, como o prazo e o local para comparecimento e comprovação dos dados oferecidos, estarão indicados. Caso a pessoa não compareça ao local estabelecido, ou não comprove as informações oferecidas na inscrição, será excluída do Projeto.
Complementarmente, o órgão informa que poderá realizara convocação por meio de carta, e-mail, telefonema ou aplicativos de mensagem — WhatsApp ou Telegram.
Distribuição das vagas
Das 400 vagas ofertadas ao ano pelo CNH Cidadã, a distribuição será da seguinte forma:
- 40% para as pessoas de baixo poder aquisitivo, desempregados há mais de 1 ano;
- 40% para os beneficiários do Programa Bolsa Família;
- 18% para renovação da CNH, as pessoas de baixo poder aquisitivo que comprovem o trabalho remunerado de motorista;
- 2% pessoas egressas e liberadas do sistema penitenciário.
As pessoas com deficiência possuem percentual de 5% das vagas ofertadas do programa. Da parcela total, 65% serão direcionados para Boa Vista e 3% para os demais municípios.