Perícia médica do INSS por vídeo chamada começa esse mês e já tem data para terminar

Segurados do INSS passarão a fazer suas perícias online a partir da próxima semana. Para quem estiver participando do projeto piloto gerenciado pelo Instituto Nacional do Seguro Social, o início das avaliações de saúde feitas em plataformas digitais está marcado para a próxima segunda-feira (16). Segundo o órgão, a atividade se manterá até o dia 31 de janeiro e tem como finalidade modificar o sistema de funcionamento dos exames. Saiba como vai funcionar.

Perícia médica do INSS por vídeo chamada começa esse mês e finaliza em 2021 (Imagem: Google)
Perícia médica do INSS por vídeo chamada começa esse mês e já tem data para terminar (Imagem: Google)

As perícias online do INSS foram desenvolvidas diante da necessidade do isolamento social, estipulado a partir do covid-19.

Com os segurados impedidos de irem até as agências do instituto, foi necessário criar uma nova forma de fazer as avaliações médicas para autorizar a concessão dos benefícios.

Como vai funcionar?

Inicialmente a atividade será aplicada apenas para um grupo específico, por meio de empresas parceiras que contarão com profissionais de saúde para a realização das avaliações.

O protótipo funcionará da seguinte forma: a empresa deverá ter um médico parceiro responsável pela avaliação e aplicação dos exames.

Durante a consulta, feita através do tele atendimento, o profissional de saúde deverá realizar todos os testes solicitados pelos peritos do INSS.

Depois da conclusão do procedimento o perito que também acompanhou a avaliação pela plataforma dará sua consideração para determinar se o benefício, como o auxílio doença, poderá ser concedido ou não.

Há ainda a possibilidade do segurado ser convidado para comparecer até uma agência no caso de restar dúvidas quanto ao seu quadro clínico.

INSS em período de transição

Com o covid-19 os serviços previdenciários precisaram passar por uma série de alterações. Atualmente parte significativa dos atendimentos estão sendo feitos somente pela internet. No caso das perícias, a realização online se deu mediante a um pedido do TCU (Tribunal de Contas da União) visando diminuir os riscos de contaminação pela pandemia.

O INSS foi obrigado a corresponder a solicitação por meio da publicação de uma portaria da Secretaria Especial de Previdência e Trabalho, informando concordar com a medida e garantindo a “necessidade de ajustes no protocolo formalizado no dia 7 de outubro, especialmente no que diz respeito à atuação do médico do trabalho”.

 

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Eduarda Andrade
Maria Eduarda Andrade é mestranda em ciências da linguagem na Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo pela mesma instituição. Enquanto pesquisadora, atua na área de políticas públicas, economia criativa e linguística, com foco na Análise Crítica do Discurso. No mercado de trabalho, passou por veículo impresso, sendo repórter do Diario de Pernambuco, além de assessorar marcas nacionais como Devassa, Heineken, Algar Telecom e o Grupo Pão de Açúcar. Atualmente, dedica-se à redação do portal FDR.
×

Este cartão de crédito sem anuidade está selecionando pessoas para receber possível limite agora!

VER AGORA