Perícia médica do INSS por vídeo chamada começa esse mês e já tem data para terminar

Segurados do INSS passarão a fazer suas perícias online a partir da próxima semana. Para quem estiver participando do projeto piloto gerenciado pelo Instituto Nacional do Seguro Social, o início das avaliações de saúde feitas em plataformas digitais está marcado para a próxima segunda-feira (16). Segundo o órgão, a atividade se manterá até o dia 31 de janeiro e tem como finalidade modificar o sistema de funcionamento dos exames. Saiba como vai funcionar.

Perícia médica do INSS por vídeo chamada começa esse mês e finaliza em 2021 (Imagem: Google)
Perícia médica do INSS por vídeo chamada começa esse mês e já tem data para terminar (Imagem: Google)

As perícias online do INSS foram desenvolvidas diante da necessidade do isolamento social, estipulado a partir do covid-19.

Com os segurados impedidos de irem até as agências do instituto, foi necessário criar uma nova forma de fazer as avaliações médicas para autorizar a concessão dos benefícios.

Como vai funcionar?

Inicialmente a atividade será aplicada apenas para um grupo específico, por meio de empresas parceiras que contarão com profissionais de saúde para a realização das avaliações.

O protótipo funcionará da seguinte forma: a empresa deverá ter um médico parceiro responsável pela avaliação e aplicação dos exames.

Durante a consulta, feita através do tele atendimento, o profissional de saúde deverá realizar todos os testes solicitados pelos peritos do INSS.

Depois da conclusão do procedimento o perito que também acompanhou a avaliação pela plataforma dará sua consideração para determinar se o benefício, como o auxílio doença, poderá ser concedido ou não.

Há ainda a possibilidade do segurado ser convidado para comparecer até uma agência no caso de restar dúvidas quanto ao seu quadro clínico.

INSS em período de transição

Com o covid-19 os serviços previdenciários precisaram passar por uma série de alterações. Atualmente parte significativa dos atendimentos estão sendo feitos somente pela internet. No caso das perícias, a realização online se deu mediante a um pedido do TCU (Tribunal de Contas da União) visando diminuir os riscos de contaminação pela pandemia.

O INSS foi obrigado a corresponder a solicitação por meio da publicação de uma portaria da Secretaria Especial de Previdência e Trabalho, informando concordar com a medida e garantindo a “necessidade de ajustes no protocolo formalizado no dia 7 de outubro, especialmente no que diz respeito à atuação do médico do trabalho”.

 

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.