FGTS: Quais providências tomar se o saque emergencial for roubado do Caixa Tem?

Pontos-chave
  • Brasileiros têm valores do FGTS roubados pelo Caixa Tem;
  • Instituição financeira nega número de fraudes;
  • Segurados podem recorrer na justiça para ter acesso ao benefício.

Usuários do Caixa Tem são vítimas de fraude e instituição bancária não se responsabiliza. Desde que começou a ser utilizada, a poupança digital da Caixa Econômica tem sido motivo para dores de cabeça em muitos brasileiros. Benefícios como o saque emergencial do FGTS estão sendo roubados por meio do registro antecipado de CPFS. Abaixo, saiba como recorrer em casos como esse.

FGTS: Quais providências tomar se o saque emergencial for roubado do Caixa Tem?(Imagem: Google)
FGTS: Quais providências tomar se o saque emergencial for roubado do Caixa Tem?(Imagem: Google)

Apesar de ser vendido pelo governo como uma ótima inovação bancária digital, o Caixa Tem permanece apresentando uma série de problemas.

Milhares de brasileiros estão tendo os valores do saque emergencial do FGTS roubado por criminosos que utilizam os números de seu CPF para retirar o pagamento antecipadamente.

Desde que começou a ser pago, em julho, a nova modalidade do FGTS vem registrando uma série de fraudes. Uma das vítimas foi a curitibana que preferiu não se identificar.

A profissional explicou que ao acessar o aplicativo viu que o valor de seu benefício já tinha sido retirado, no entanto, a mesma não recebeu nenhum informe para autorizar o procedimento.

Além dela há uma série de outros casos. Cidadãos com o valor transferido para outras contas bancárias. Registros não aprovados pelo segurado legal tendo em vista que uma outra pessoa usou seus dados para acessar a conta, entre outros casos.

Informações da Caixa

Questionada sobre tal situação, a Caixa Econômica Federal informou que o número alarmante de fraudes não é real. Segundo a instituição a quantidade de furtos não é maior que 1% em comparação ao valor total de segurados.

O banco informou ainda que em todo o brasil 60 milhões de trabalhadores já fizeram os saques com valores de até R$ 37,8 bilhões.

Entretanto, alegou também que para reduzir até mesmo o número ‘pequeno’ de fraudes está tomando todas as medidas necessárias.

A equipe tecnológica vem realizando análises em sua base de dados interna e externa para a validação documental. Além disso, o banco informou também que estão sendo feitos monitoramentos nos cadastros e nas transações em parceria com a polícia federal.

FGTS: Quais providências tomar se o saque emergencial for roubado do Caixa Tem?(Imagem: Google)
FGTS: Quais providências tomar se o saque emergencial for roubado do Caixa Tem?(Imagem: Google)

O que fazer caso seja roubado?

Para aqueles que já foram vítimas do golpe, a Caixa solicita que entre em contato com a mesma. Basta ir em uma agência apresentando um documento oficial com foto.

Outra medida é recorrer à justiça caso o banco não realize uma perícia para identificar a fraude. Em ambos os casos será necessário aguardar para ter o valor devolvido.

Uma das medidas de precaução informadas pela Caixa é evitar a utilização da numeração do CPF em portais desconhecidos. O banco recomenda ainda que o segurado atualize suas senhas dos aplicativos e mantenha sempre os dados de identificação reservados.

Pedidos de contestações de saque podem ser solicitados a qualquer momento pelos clientes em agência a sua escolha, portando CPF e documento de identificação”. Segundo o banco, “os processos são analisados com a máxima celeridade, em virtude da necessidade imposta pela situação de emergência em que o país se encontra”.

Apesar disso, a nota informa ainda que, “por motivos de segurança, os dados de contestações e os critérios técnicos de análise de suspeitas de fraudes não podem ser expostos ao público em geral, mas apenas aos órgãos policiais envolvidos nas investigações”.

Sobre o saque emergencial

Trata-se de um benefício social desenvolvido pelo governo Bolsonaro para minimizar os efeitos do covid-19. Cada cidadão passa a ter direito a um pagamento de R$ 1.045 desde que esteja devidamente registrado no FGTS e possua um fundo total igual ou superior a quantia citada.

Os pagamentos pelo Caixa Tem já se encerraram, mas é possível ainda fazer os saques até o mês de dezembro conforme o calendário apresentado mais abaixo. Para demais informações ou dúvidas basta entrar em contato com a Caixa Econômica Federal.

Calendário de pagamento – saque emergencial FGTS

Nascidos em Crédito na conta poupança social digital Disponível para Saque em espécie ou transferência para outras contas
Janeiro 29/06/2020 25/07/2020
Fevereiro 06/07/2020 08/08/2020
Março 13/07/2020 22/08/2020
Abril 20/07/2020 05/09/2020
Maio 27/07/2020 19/09/2020
Junho 03/08/2020 03/10/2020
Julho 10/08/2020 17/10/2020
Agosto 24/08/2020 17/10/2020
Setembro 31/08/2020 31/10/2020
Outubro 08/09/2020 31/10/2020
Novembro 14/09/2020 14/11/2020
Dezembro 21/09/2020 14/11/2020

 

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Eduarda Andrade
Maria Eduarda Andrade é mestranda em ciências da linguagem na Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo pela mesma instituição. Enquanto pesquisadora, atua na área de políticas públicas, economia criativa e linguística, com foco na Análise Crítica do Discurso. No mercado de trabalho, passou por veículo impresso, sendo repórter do Diario de Pernambuco, além de assessorar marcas nacionais como Devassa, Heineken, Algar Telecom e o Grupo Pão de Açúcar. Atualmente, dedica-se à redação do portal FDR, onde já acumula anos de experiência e pesquisas sobre economia popular e direitos sociais.