Os estudantes do curso de Direito já está familiarizado com a famosa prova da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) no fim da graduação. A prova da OAB objetiva avaliar se os estudantes estão aptos a seguir a carreiras como advogados e avalia diversos assuntos que já foram abordados durante a faculdade. Confira aqui como se prepara.
Se preparar bem a prova da OAB é um passo importante para poder conseguir ser aprovado de primeira. Diversos estudantes e bacharéis em Direito costumam realizar simulados das provas anteriores, o que facilita na hora de fazer a prova.
Como funciona a prova?
Na primeira fase, o candidato tem de fazer uma prova composta de 80 questões de múltipla escolha. Não é possível utilizar material de consulta, nem mesmo o famoso Vade Mecum, que acompanha o estudante em praticamente toda a graduação.
Ao todo, são cinco horas de prova. Nesse tempo também está incluso o preenchimento do gabarito.
Para seguir para a próxima fase do exame da OAB, o candidato precisa acertar, ao menos, 50% das questões. Ou seja, 40 questões do exame.
Quais matérias estudar para a 1ª fase da OAB?
São cobradas, ao todo, 17 matérias na primeira fase da OAB. Que são as seguintes:
Direito Administrativo; Direito Ambiental; Direito Civil; Direito Constitucional; Direito do Consumidor; Direito do Trabalho; Direito Empresarial; Direito Internacional; Direito Penal; Direito Processual Civil; Direito Processual do Trabalho; Direito Processual Penal; Direito Tributário; Direitos Humanos; Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA); Ética Profissional; Filosofia do Direito.
Quais matérias estudar para a segunda fase?
Na segunda etapa do processo seletivo, o estudante passa por uma prova prático-profissional. O candidato deverá fazer uma peça processual específica.
Tudo isso é de acordo com o problema apresentado pela banca. É necessário responder ainda a 4 questões discursivas em 5 horas.
O valor da prova são 10 pontos e cinco deles são referentes a peça processual produzida pelo candidato. Quatro pontos são para cada um das questões.
E, por fim, o último ponto é para a etapa onde o candidato opta entre os sete principais campos do Direito, que são o foco das questões e da peça processual.
Os sete campos são:
Direito Administrativo; Direito Civil; Direito Constitucional; Direito do Trabalho; Direito Empresarial; Direito Penal; Direito Tributário.
Como se preparar para a prova da OAB?
Esteja ciente de que a preparação para a prova da OAB requer tempo. Enquanto estiver em sua graduação, realize os simulados para a prova e faça o máximo de revisões dos conteúdo que puder.
Quando se sentir preparado para começar um cursinho, faça a sua inscrição. São várias modalidades presencial e online de cursinho que podem complementar os conteúdos aprendidos na faculdade.
A prova da OAB requer uma disciplina de estudos para tirar uma ótima nota.
Você pode acompanhar mais informações sobre a prova em nossa página de Carreiras.