Fies 2020: Último dia de inscrição para candidatos não matriculados no ensino superior

Quem cursa o ensino de nível superior tem até o dia 27 para fazer a inscrição nas vagas remanescentes do segundo semestre de 2020 do Fies. Mas, quem não está matriculado precisa correr, pois o prazo termina hoje, 03 de novembro.

Fies 2020: Último dia de inscrição para candidatos não matriculados no ensino superior
Fies 2020: Último dia de inscrição para candidatos não matriculados no ensino superior (Imagem/Reprodução Google)

Por conta de um problema no sistema no mês de outubro, a inscrição foi suspensa e retomada no final do mês, se encerrando hoje (3) para um determinado grupo.

O Fies conta hoje com 50 mil vagas remanescentes e para se candidatar a uma delas é necessário preencher alguns requisitos:

  • Ter participado de uma das edições do Enem, a partir de 2010;
  • Não ter zerado a redação, alcançado 450 pontos de média geral no exame;
  • Possuir renda familiar de no máximo 3 salários mínimos para conseguir juros zero, e no máximo 5 salários mínimos para condições especiais.

Inscreva-se

Para se inscrever o candidato precisa seguir alguns passos, acessar o portal e preencha seus dados no formulário de inscrição. Vale lembrar que para realizar o processo de inscrição o candidato precisa ter uma conta gov.br.  A inscrição nesse sistema é um pouco mais complexa do que a do SiSU e Prouni.

No FIES, diferente de outros programas de inserção no ensino superior, as vagas são preenchidas de acordo com a ordem de chegada, assim é possível que alguns cursos se esgotem mais rápido que outros.

Dois dias após feita a inscrição ele precisa se dirigir à faculdade em que se candidatou e se apresentar à Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento para fazer a validação das suas informações e pegar seu DRI – Documento de Regularidade de Inscrição e, só então, ir até o banco que escolheu para abrir o financiamento.

Vantagens do Fies

O Financiamento Estudantil apresenta algumas vantagens aos estudantes, são elas:

  • É possível conseguir juros zero, a depender da faixa de renda em que a pessoa se enquadra;
  • O prazo de pagamento é longo, maior que muitos financiamentos privados;
  • O estudante só começa a pagar após se formar;
  • Faculdades de renome, de todo o Brasil, adotam esse financiamento;
  • O Fies conta com condições diferenciadas para as regiões norte e nordeste;
  • O público alvo é diferente de outros programas, ao menos na segunda modalidade do financiamento que aceita a renda familiar de até 3 salários mínimos por pessoa.

Quer se manter informado sobre o Fies, SiSU, Prouni e Enem? Então, fique de olho na nossa editoria de Carreiras.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Jamille Novaes
Baiana, formada em Letras Vernáculas pela UESB, pós-graduada em Gestão da Educação pela Uninassau. Apaixonada por produção textual, já trabalhou como corretora de redação, professora de língua portuguesa e literatura. Atualmente se dedica ao FDR e a sua segunda graduação.