Enem 2020: 10 conteúdos de filosofia que serão cobrados no exame

Seguimos com nossa série de dicas de estudos e conteúdo para o Enem, hoje é a vez de falar sobre filosofia. Faltam 90 dias para o início da aplicação das provas do exame, e já é hora de focar nos assuntos realmente mais cobrados.

Enem 2020: 5 conteúdos de filosofia que serão cobrados no exame
Enem 2020: 10 conteúdos de filosofia que serão cobrados no exame (Imagem/Reprodução Google)

A prova de filosofia divide com história, geografia e sociologia a área de Ciências Humanas. O interessante dos assuntos relacionados a essa disciplina é que eles também podem ser inseridos em diversos temas de redação, daí, então, vem a necessidade de se dedicar sim a eles.

Assuntos recorrentes

Abaixo trouxemos uma lista dos assuntos que mais aparecem no exame, lembramos que nossa lista não está rankiada de acordo com a importância deles:

  • Aristóteles e escola helenística
  • Escola de Frankfurt
  • Escola sofística, Sócrates e Platão
  • Filosofia contemporânea
  • Filosofia Medieval
  • Idealismo alemão
  • Immanuel Kant
  • O surgimento da Filosofia
  • Racionalismo moderno
  • Renascimento

Além dos assuntos, algumas dicas podem te ajudar nesse momento preparatório.

Leia textos dos filósofos

Quando a gente fala da prova do Exame Nacional do Ensino Médio estamos sempre nos referindo a uma prova que cobra bastante conteúdo, então seu repertório cultural precisa ser o mais vasto possível.

Assim, é preciso que o estudante tenha em mente a contribuição dos filósofos e possa identificar traços de suas teorias em fragmentos, mesmos aqueles produzidos por outras pessoas.

Viu um enunciado? Preste atenção nele

Essa dica serve para a prova como um todo, mas em disciplinas em que há fórmulas para se aplicar ela fica ainda mais importante.

Os enunciados sempre trazem informações importantes e podem até mesmo já apresentar a resposta. Mas, cuidado, ocorre que em muitos momentos uma única palavra pode modificar toda uma resposta.

Elabore mapas mentais

Você já deve ter nos ouvido falar deles, em filosofia no Enem os mapas mentais também são muito importantes. Por meio deles você pode fazer a associação entre filósofos com mesmo pensamento de acordo com sua época, pode contrapor filosofias e muito mais.

Saiba interpretar textos

Isso serve para a prova como um todo, em filosofia muitas vezes, a maioria delas aparece um texto associado a algumas questões.

Treine filosofia por meio da escrita

Esse exercício pode te ajudar tanto na matéria em si quanto na prova de redação. Se o estudante consegue fazer a associação de diversas áreas do conhecimento com o tema proposto é muito provável que alcançará uma boa nota de redação no Enem.

Quer mais dicas de estudos para se preparar para o Enem?  Fique de olho na nossa seção Carreiras .

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Jamille Novaes
Jamille Pereira Novaes é graduada em Letras Vernáculas pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), pós-graduada em Gestão da Educação pelo Centro Universitário Maurício de Nassau (UNINASSAU). Como professora de Língua Portuguesa, já atuou no ensino fundamental I e II. Atualmente, trabalha como professora de Língua Portuguesa no ensino técnico e redatora da editoria de carreiras do portal FDR. Jamille utiliza sua experiência na área da educação para cobrir notícias sobre cursos, vestibulares, empregos e concursos.